Blog delator
Vice-governador Wanderlei Barbosa participa da formatura do 4º Curso de Policiamento Ambiental da Polícia Militar

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na noite desta terça-feira, 21, da solenidade de formatura do 4º Curso de Policiamento Ambiental (CPA) no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar (PMTO). O evento também contou com a presença do comandante-geral da PMTO, coronel Júlio Manoel da Silva Neto.
Foram capacitados 18 policiais militares durante a instrução que ocorreu entre 31 de julho e 10 de setembro de 2021. As atuações frente ao combate dos ilícitos ambientais exigem dos policiais militares ambientais, tecnicidade especializada.
O objetivo do CPA foi capacitar os integrantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), unidade especializada na proteção ambiental, com conhecimentos teóricos e práticos quanto a atuação preventiva, repressiva, relacionadas aos crimes/infrações ambientais, e na área de educação ambiental, preparando-os para desempenhar com excelência o poder de polícia ambiental dentro da sua competência legal, contribuindo com a preservação da biodiversidade por meio de ações voltadas às fiscalizações.
Segundo o formando e orador da turma, subtenente Roberto Mendes de Souza, o curso é um sonho se tornando realidade. “É preciso de pessoas com coragem, persistência e determinação. Nesta noite estamos materializando um projeto que foi escrito pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Hoje, 18 formandos receberão o brevê da onça, um símbolo que significa para todos nós e que nos habilita a atuarmos como Polícia especializada em todo o Estado do Tocantins. Teremos a responsabilidade de combater as infrações e crimes ambientais”, destacou.
Para o comandante-geral da PM, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o trabalho de todos os batalhões da PM é de extrema excelência. “Só tenho a agradecer aos senhores pelo trabalho que vem desempenhando no meio ambiental do nosso Estado, quanto à orientação e à repressão. Um trabalho de excelência. Gostaria de agradecer ao nosso Governo do Estado, ao governador Mauro Carlesse e ao vice Wanderlei Barbosa pelo apoio à nossa Polícia Militar. Cada vez mais a gestão investe nos nossos recursos humanos. O maior patrimônio que a PM possui são vocês, nossos militares”, declarou.
O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou a dedicação da Polícia Ambiental. “Uma alegria para nós. Sabendo que a PM vem se qualificando para atender bem nossa população para combater o que tiver que ser combatido. A polícia está preparada para isso. São mais de 380 horas de curso, que deu a vocês a firmeza, segurança, equilíbrio e sabedoria no cumprimento das atividades. Em nome do governador Calesse, eu quero parabenizar e agradecer o empenho e dedicação que a PM tem tido”, reforçou.
Equipamentos
Para potencializar a realização das atividades de policiamento ambiental aquático, a Polícia Ambiental ainda recebeu da Investco, empresa que atua na área de ativos elétricos, uma lancha, dois drones, um motor de popa 90hp, uma carreta para carga e dois óculos Google DJI Racing Edition, que auxiliam no controle dos drones.
Presenças
Na solenidade estavam presentes o chefe de gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque; o capitão de corveta da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, Marcelo Barroso Lúcio; o presidente interino da Câmara de Palmas, vereador Rubens Uchôa, dentre outras autoridades.
Brener Nunes/Governo do Tocantins
Blog delator
Araguaína inicia 2ª dose de reforço contra a covid-19 para idosos com 60 anos
A estimativa é que pelo seis mil pessoas com idade entre 60 a 69 anos procurem os postos de vacinação,

Em menos de um mês, Araguaína avança na imunização contra a covid-19 e alcança os idosos com 60 anos ou mais na aplicação da 2ª dose de reforço. Todas as 17 UBS (unidades básicas de saúde) e o posto de vacinação no Centro da cidade estarão atendendo o público-alvo desta etapa e das anteriores.
A diminuição da faixa etária para a imunização segue uma recomendação do Ministério da Saúde. Conforme a Nota Técnica nº 34, o reforço do novo público-alvo deve ser feito com os imunizantes Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, que estão disponíveis na cidade. Além de ser válida apenas para quem tomou a 1ª dose de reforço há pelo menos quatros meses.
A Secretaria da Saúde de Araguaína aponta que existem 9.596 idosos de 60 a 69 anos na cidade, e desses, mais de seis mil estão aptos a serem vacinados. “Dentro desse levantamento, os demais ainda não fizeram o primeiro reforço”, explicou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.
Postos de vacinação
Em Araguaína, os locais de imunização contra a covid-19 são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte e posto de vacinação em frente à Câmara Municipal.
Expediente
As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As exceções com horários ampliados são: a UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas, além do ponto de vacinação em frente à Câmara que atende, de segunda a sexta, das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas.
Giovanna Hermice
Blog delator
Saúde alerta sobre necessidade de fechamento do esquema vacinal contra covid-19
Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores.

Mais de 131 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasadas no Tocantins. É o que aponta o recente levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). A pesquisa abrange os 139 municípios do Tocantins e leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado.
São 131.437 pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19. Deste número, 27.411 não receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, 71.213 não tomaram a segunda dose da AstraZeneca e 32.813 pessoas não retornaram aos postos para completar a vacinação com o imunizante da Pfizer.
“É um dado alarmante, que nos preocupa, visto que a imunização é essencial para o combate à pandemia da covid-19. Precisamos do apoio e da conscientização de toda a população tocantinense. Não conseguimos fazer com que as unidades hospitalares tenham o pleno funcionamento, em especial com cirurgias eletivas, se não frearmos a evolução da covid-19. A vacinação é a única ferramenta eficaz para que possamos voltar à normalidade”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.
A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da SES/TO, Perciliana Bezerra, também chamou a atenção quanto à necessidade do fechamento do esquema vacinal. “Sem o fechamento deste esquema, todas as ações voltadas ao combate à covid-19 são prejudicadas. Contamos com o apoio da população e, principalmente, dos municípios, para completarmos e alcançarmos melhores índices de vacinação contra o vírus”, explicou.