back to top
domingo, outubro 19, 2025

Treinamento de interlocutores marca adesão do Governo do Estado à plataforma federal Fala.BR

A plataforma, que começa a ser utilizada ainda neste semestre, integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país.  

O Governo do Tocantins aderiu ao Fala.BR, uma plataforma desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país. Para efetivar esta adesão, foi realizada nesta quinta-feira, 29, o II Encontro da Rede de Ouvidorias do Executivo Estadual, com o treinamento dos interlocutores para a utilização da plataforma que começa a ser utilizada ainda neste semestre.   
O evento, que aconteceu no auditório do Igeprev, contou com treinamento aplicado pelo coordenador-geral Substituto de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias, da Ouvidoria-Geral da União, da CGU, Marcos Silva Monteiro, de Brasília (DF).

Na solenidade de abertura do evento, o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, ressaltou o papel das ouvidorias na transparência da gestão pública. “O controle social tem melhorado o processo de responsabilidade dos municípios, dos estados e da própria União, pois o cidadão passou a ser parte fundamental na gestão e quando o cidadão se sente integrado, os órgãos de controle e os governos também se fortalecem”, reforçou, ao completar que a plataforma vem ampliar essa participação popular na gestão.

O superintendente da CGU no Tocantins, Leandro da Cruz Alves, que prestigiou a solenidade, também destacou na ocasião que a plataforma é reflexo de uma “mudança de paradigma, onde se amplia cada vez mais a participação do cidadão na gestão pública”. Ele também falou sobre o papel da plataforma nesse processo. “O nosso sonho [CGU] é que todos usem o Fala.BR de forma integrada, porque o cidadão não quer saber quem está fazendo e sim que o serviço seja feito”, enfatizou.

Presenças

O evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), Sharlles Fernando Bezerra Lima; da ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Heloísa Lohanna Lemos Torres Araújo, da diretora de Ouvidoria, Transparência e Controle Social da CGE, Juliana Gobbo de Oliveira e o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, da Superintendência Regional da CGU no Tocantins, Éder Lucinda Pereira.

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares