O Governo do Tocantins participa da Reunião Anual do GCF (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas) – tradução de Governor’s Climate and Forests Task Force, na cidade de Balikpapan, Indonésia. O evento começou nesta segunda-feira, 25, e segue até o dia 28. Participam do encontro internacional, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, e a vice-governadora, Claudia Lelis.

O objetivo do encontro é dialogar sobre o desafio global de zerar o desmatamento ilegal até 2020 e o Tocantins vai informar seu planejamento para atingir a meta. As ações serão demonstradas nesta quarta-feira, 27, durante a palestra Investimentos Verdes para Redução do Desmatamento e da Degradação Florestal, explanada pela gestora Meire Carreira. Na ocasião, serão abordadas as principais ações do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O GCF é uma plataforma colaborativa entre os estados que trabalham para proteger as florestas tropicais, criando estratégias para o desenvolvimento de forma sustentável. O GCF tem se configurado um dos principais esforços atuais, no que se refere a incorporar o mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+) em políticas subnacionais, nacionais e internacionais.

O Tocantins representa o Brasil, com mais cinco estados. Os demais são: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará. Cada unidade federativa participa ativamente em todos os processos e eventos que são realizados no Brasil e em outros países, reproduzindo os conhecimentos e as técnicas.

Suene Moraes/Governo do Tocantins