back to top
domingo, outubro 19, 2025

Tocantins atinge 1,58 milhão de habitantes em 2025, com Palmas entre as capitais que mais crescem

A população tocantinense chegou a 1.586.859 habitantes em 2025, de acordo com as Estimativas da População divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (28). O número, referente a 1º de julho, representa um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior (2024).

No cenário nacional, o Tocantins se consolida como a 24ª Unidade da Federação (UF) mais populosa. O Brasil, por sua vez, atingiu a marca de 213,4 milhões de habitantes, com um crescimento de 0,39% frente a 2024.

Destaque para a capital, Palmas, que se mantém como um dos principais polos de atração populacional do país. Com 328.499 moradores, a cidade registrou um crescimento de 1,51% e é a terceira capital que mais cresceu no período, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), que lidera com alta de 3,26%, e Florianópolis (SC), com 1,93%.

Concentração e dispersão populacional

Os dados do IBGE reforçam a concentração da população em poucos centros urbanos no estado. Apenas cinco municípios possuem mais de 50 mil habitantes:

  • Araguaína: 183.024

  • Palmas: 328.499

  • Gurupi: 90.209

  • Porto Nacional: 69.551

  • Paraíso do Tocantins: 55.704

Na contramão, a grande maioria dos municípios tocantinenses é de pequeno porte. Conforme o estudo, 77 cidades possuem menos de cinco mil habitantes, e apenas 28 ultrapassam a marca de dez mil moradores.

O estado ainda possui representantes no ranking nacional dos municípios menos populosos. Oliveira de Fátima aparece em 7º lugar no país, com apenas 1.220 habitantes. Crixás do Tocantins também integra a lista, na 24ª posição, com 1.494 residentes. Completam a lista estadual dos menores municípios Sucupira (1.591), Chapada de Areia (1.574) e Ipueiras (1.626).

Metodologia e importância dos dados

As estimativas populais são calculadas por um método matemático que leva em conta a tendência de crescimento dos municípios, comparando os dois últimos Censos Demográficos (2010 e 2022), e a projeção populacional de cada estado.

A divulgação anual é fundamental para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos e serve como um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

O IBGE ressaltou que os números refletem as alterações na densidade demográfica estadual desde o último Censo, realizado em 2022. A pesquisa censitária, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada sucessivamente por conta da pandemia de Covid-19 e de restrições orçamentárias, sendo finalmente executada no ano passado. O Censo é a principal ferramenta para traçar o perfil socioeconômico detalhado do Brasil, indo além da contagem populacional para coletar dados sobre idade, renda, saneamento e outras características da população.

Por; Geovane Oliveira

Últimas notícias

Fernando Brasil, o locutor que virou símbolo das cavalgadas tocantinenses

Um dos grandes destaques das cavalgadas na região norte...

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Artigos Relacionados

Categorias populares