seg. mar 8th, 2021

Sine Tocantins divulga balanço positivo do “Dia D” para inclusão de pessoas com deficiência

O Governo do Estado por meio do Sine Tocantins divulgou nesta segunda-feira, 09, o balanço do “Dia D” para inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS realizado no dia 29 de maio, em Palmas. O evento teve como meta reunir no mesmo espaço as empresas que precisam contratar e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego o que resultou na disponibilização de 158 vagas, cadastro de 109 pessoas com deficiência e reabilitados, 71 encaminhamentos de emprego e 21 contratações efetivadas até o momento. Lembrando que alguns trabalhadores ainda estão em processo de contratação.

Segundo a subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, além dos números bastante expressivos para a realidade desse universo de contratação o Dia D provocou uma importante mobilização social em torno do tema: “A ação promoveu a discussão do tema na sociedade e o envolvimento de importantes parceiros como o Ministério do Trabalho, Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, e Secretaria da Educação, Associação de Surdos e Mudos, INSS e a presença fundamental da imprensa. Essa movimentação gera mudança de paradigmas e conscientização dos empresários e sociedade o que é nosso maior ganho”. Comemorou a subsecretária durante reunião com a equipe de trabalho e parceiros.

A iniciativa que priorizou a participação de empresas obrigadas pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) a contratarem pessoas com deficiência foi realizada em diversas unidades do Sine nas cinco regiões do País. A Inovatec Construtora e Engenharia participou do Dia D e o gerente de Recursos Humanos, Diego Rafael Freitas, avalia a ação: “O evento foi muito positivo, conseguimos contratar duas pessoas e estamos entrevistando a terceira. O Dia D gerou a aproximação necessária, tínhamos muita dificuldade de encontrar pessoas com deficiência com interesse de trabalhar nas frentes de obras e no evento isso foi possível”. Explica o gerente.

O jovem Tales Sizervincio Moreira foi entrevistado pela Inovatec durante o Dia D e já está trabalhando, há uma semana, em uma das obras da empresa como auxiliar de almoxarife. Tales possui uma deficiência visual, mas segundo ele a limitação não o impede de exercer a função que foi selecionado a desempenhar e comemora: “Estou muito feliz pela oportunidade, pois é muito difícil para nós conseguirmos emprego. O Dia D facilitou esse processo”.

Sine Especial 

No Tocantins, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), março de 2014, existe 78 empresas obrigadas por lei a contratarem pessoas com deficiência. Somando a cota dessas empresas, são 814 vagas disponíveis no mercado, 292 pessoas contratadas e um déficit de 522 contratações.

Para minimizar esse número, além da fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado conta com o Sine Especial, uma ação do Sine Tocantins, voltada para públicos de difícil colocação, como jovem aprendiz, pessoas acima de 40 anos e pessoas com deficiência.

As pessoas com deficiência a procura de emprego e as empresas interessadas em contratar podem entrar em contato com o Sine Tocantins pelos números 32181937 e 32181967.

por Lara Cavalcante em Sine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil do Tocantins participa da Operação Resguardo do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nas ações relativas ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente em razão do aumento dos índices nacionais durante a pandemia da Covid-19, a Polícia Civil do Tocantins participa desde...

Wagner convoca mais 153 aprovados no Concurso do Quadro Geral de Araguaína

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, assinou portaria nesta sexta-feira, 5, convocando novos aprovados no Concurso do Quadro Geral de Araguaína. São 152 profissionais que assumirão seus cargos nas secretarias...

Governadores assumem coordenação do combate ao coronavírus e podem decretar lockdown nacional dia 14

O governador do Piauí, Wellington Dias, representante do Fórum Nacional dos Governadores, informou neste domingo que os chefes dos executivos estaduais irão assumir a coordenação nacional do combate ao coronavírus....

Governo do Tocantins abre novos leitos de UTI Covid neste sábado, em Palmas

A população tocantinense contará a partir deste sábado, 6, com mais 6 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponibilizados pelo Governo do Tocantins, visando o atendimento a pacientes do...