O Governo do Estado por meio do Sine Tocantins divulgou nesta segunda-feira, 09, o balanço do “Dia D” para inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS realizado no dia 29 de maio, em Palmas. O evento teve como meta reunir no mesmo espaço as empresas que precisam contratar e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego o que resultou na disponibilização de 158 vagas, cadastro de 109 pessoas com deficiência e reabilitados, 71 encaminhamentos de emprego e 21 contratações efetivadas até o momento. Lembrando que alguns trabalhadores ainda estão em processo de contratação.
Segundo a subsecretária do Trabalho, Mariza Sales, além dos números bastante expressivos para a realidade desse universo de contratação o Dia D provocou uma importante mobilização social em torno do tema: “A ação promoveu a discussão do tema na sociedade e o envolvimento de importantes parceiros como o Ministério do Trabalho, Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, e Secretaria da Educação, Associação de Surdos e Mudos, INSS e a presença fundamental da imprensa. Essa movimentação gera mudança de paradigmas e conscientização dos empresários e sociedade o que é nosso maior ganho”. Comemorou a subsecretária durante reunião com a equipe de trabalho e parceiros.
A iniciativa que priorizou a participação de empresas obrigadas pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) a contratarem pessoas com deficiência foi realizada em diversas unidades do Sine nas cinco regiões do País. A Inovatec Construtora e Engenharia participou do Dia D e o gerente de Recursos Humanos, Diego Rafael Freitas, avalia a ação: “O evento foi muito positivo, conseguimos contratar duas pessoas e estamos entrevistando a terceira. O Dia D gerou a aproximação necessária, tínhamos muita dificuldade de encontrar pessoas com deficiência com interesse de trabalhar nas frentes de obras e no evento isso foi possível”. Explica o gerente.
O jovem Tales Sizervincio Moreira foi entrevistado pela Inovatec durante o Dia D e já está trabalhando, há uma semana, em uma das obras da empresa como auxiliar de almoxarife. Tales possui uma deficiência visual, mas segundo ele a limitação não o impede de exercer a função que foi selecionado a desempenhar e comemora: “Estou muito feliz pela oportunidade, pois é muito difícil para nós conseguirmos emprego. O Dia D facilitou esse processo”.
Sine Especial
No Tocantins, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), março de 2014, existe 78 empresas obrigadas por lei a contratarem pessoas com deficiência. Somando a cota dessas empresas, são 814 vagas disponíveis no mercado, 292 pessoas contratadas e um déficit de 522 contratações.
Para minimizar esse número, além da fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Estado conta com o Sine Especial, uma ação do Sine Tocantins, voltada para públicos de difícil colocação, como jovem aprendiz, pessoas acima de 40 anos e pessoas com deficiência.
As pessoas com deficiência a procura de emprego e as empresas interessadas em contratar podem entrar em contato com o Sine Tocantins pelos números 32181937 e 32181967.
por Lara Cavalcante em Sine