A fase regional da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e 1ª edição dos Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets) contou com a participação de mais de sete mil estudantes de todo o estado. Os vencedores vão, agora, participar da etapa estadual, em Palmas, a partir de sábado, 14. A competição estadual do Parajets será realizada no mês de agosto.

Nos Jets, participaram das provas 6.950 alunos, provenientes de 331 escolas públicas e privadas. Os vencedores das competições regionais irão participar da fase estadual, sendo 344 alunos atletas selecionados para as competições individuais e 640 alunos para os jogos coletivos.

Nos Parajets, 23 escolas participaram da competição, totalizando 70 alunos paratletas. Seguem para a etapa estadual 70 estudantes classificados na regional.

Para o coordenador de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Ricardo dos Santos, a fase regional dos Jogos foi considerada positiva. “A realização da fase regional reunindo alunos de duas Diretorias Regionais de Gestão e Formação foi importante pela interação entre alunos, esta foi uma das inovações deste ano”, ressaltou, frisando que já está tudo pronto para a abertura da etapa estadual dos Jogos.

Os jogos da fase estadual dos Jets, categorias individuais, serão realizados no sábado, 14, a partir das 7h30, em unidades escolares da rede estadual. Já nas modalidades coletivas, a etapa estadual está prevista para começar no dia 18.

Expectativas

Os alunos do Colégio Estadual Padre Gama, de Monte do Carmo, a 97 km da capital, estão ansiosos pela fase estadual. A unidade escolar terá sete equipes competindo na próxima etapa, nas modalidades futsal feminino, futsal masculino, xadrez feminino, atletismo masculino e feminino na prova dos 75m, salto à distância masculino; e 250 m. A estudante Mariana de Oliveira, de 13 anos, ficou em 1º lugar no xadrez. “Fiquei feliz com o resultado e estou ansiosa para as próximas competições”, afirmou a aluna do 9º ano.

Para o professor de Educação Física, Maykel Cleyber Ferreira de Araújo, o sucesso da escola na fase regional é resultado do compromisso e responsabilidade da unidade com o ensino e aprendizagem dos alunos. Lá, os treinos são realizados cinco dias por semana e conta com o auxilio da equipe do programa ‘Mais Educação’. “Com isso, os alunos melhoraram o desempenho esportivo e agora já estamos trabalhando para as próximas competições”, ressaltou.

Já de Palmeiras do Tocantins, a 477 km de Palmas, a estudante Crislaine Lopes Pereira, de 15 anos, garantiu medalha de ouro no futsal feminino e na prova de salto à distância na etapa regional. A aluna do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Raimundo Neiva de Carvalho participa do Jets há cinco anos. “Os jogos me ajudaram a controlar os sentimentos, brigava muito na escola, era muito estressada, estou mais calma, aprendi a conviver com os colegas do time e estou me preparando para as competições estaduais”, frisou.

O estudante Kássio da Luz Nascimento, 12 anos, também se prepara para a fase estadual dos Jogos. Aluno do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Rezende de Almeida, em Itapiratins, a 255 km da capital, ele foi campeão no lançamento do dardo. Para ele, participar dos Jets é uma forma de incentivo para estudar mais.

Modalidades

Nas competições estudantis, os alunos foram divididos nos grupos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e competem nas modalidades de atletismo, ciclismo, Ginástica rítmica, natação, bocha, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, badminton, futsal, voleibol e handebol. No Parajets, a categoria é única, com as modalidades de atletismo e tênis de mesa.

Os vencedores da etapa estadual irão participar dos Jogos Escolares da Juventude, no mês de setembro, em Londrina/PR, para os alunos/atletas de 12 a 14 anos. Para os competidores de 15 a 17 anos, a fase nacional será realizada em João Pessoa/PB, no mês de novembro. Já os vencedores do Parajets irão participar das Paralimpíadas Escolares, que será realizada em São Paulo/SP, em novembro

osélia Lima / Seduc