Estado
Sinduscon-TO alerta sobre os atrasos do Minha Casa Minha Vida

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) informa que os atrasos no Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do Governo Federal se tornaram constantes e estão insuportáveis para as empresas do setor da construção civil.
“As construtoras estão sem recursos para quitar fornecedores e a segunda parcela do 13º salário. Por conta desses atrasos, já tiveram que recorrer aos bancos para pagar a primeira parcela do 13º no dia 30 de novembro”, disse o vice-presidente do Sinduscon-TO, Luciano Rocha.
Essa falta de pagamento pode gerar protestos e demissões. Faltam ser entregues 800 mil unidades habitacionais em todo o País e o repasse em atraso está estimado em R$ 1,5 e R$ 2 bilhões. Atualmente, cerca de 500 mil trabalhadores estão diretamente ligados à construção de unidades do MCMV em todo o País. O problema não é só no MCMV, mas também no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e em outros programas federais.
“Estamos extremamente preocupados com a possibilidade de paralisações, greves e mobilização das categorias, além da negativação das empresas por atrasos aos fornecedores. Isso trará um impacto negativo na economia num momento tão delicado como este, de troca de governos estaduais e final de ano”, completou o vice-presidente.
Assessoria de Comunicação
Estado
Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Estado
Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína
Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.
A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.
Dança Tocantins
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.
Cristiano Viana/Governo do Tocantins