qui. out 29th, 2020

Setembro registra queda de internações por Covid-19 nos hospitais estaduais do Tocantins

Setembro registra queda de internações por Covid-19 nos hospitais estaduais do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na noite desta sexta-feira, 02, o vigésimo quinto Relatório Situacional de Enfrentamento à Covid-19. O documento mostra queda nas internações pela enfermidade nas unidades hospitalares administradas pela pasta no mês de setembro. Foram registradas 402 internações por Covid-19 nos hospitais estaduais, número menor que no mês anterior, já que em agosto ocorreram 553 internações, redução de 27%.

Para o gestor da SES, doutor Edgar Tollini, a queda é significativa “o mês de agosto está sendo considerado o pico da pandemia de Covid-19 no Tocantins, com grandes índices de internações e sobrecarga de atendimentos nas unidades hospitalares, porém conseguimos dar assistência a todos os pacientes que necessitavam. Já o mês setembro aponta a melhora nesses dados, hoje estamos com número relevante de leitos vagos”, afirma.

O Secretário ressalta ainda que a pandemia não acabou os números estão reduzindo, mas as medidas de prevenção devem continuar, “ainda registramos muitos casos novos de pessoas acometidas pela doença, a rede de saúde irá continuar atenta para possíveis agravamentos dos casos e necessidades de internações, ainda mantemos mais de 400 leitos a disposição da população tocantinense”, disse.

Desde o início do registro de casos de Covid-19 no Tocantins ocorreram 1.924 internações de pacientes confirmados positivos em unidades hospitalares sob gestão estadual. Sendo 1.583 (82%) internações em leito clínico e 341 (18%) em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os dados da Covid-19 são monitorados diariamente pelo Integra Saúde, que reúne todas as informações epidemiológicas e hospitalares da pandemia no Estado. Os relatórios são produzidos pelo Grupo de Trabalho no Enfrentamento da Covid-19 da SES e estão disponíveis por meio do seguinte link.  

Total de internações no SUS

Somando as internações ocorridas em unidades hospitalares sob gestão estadual com as dos hospitais contratualizados, que possuem leitos ofertados à SES, o Tocantins tem um total de 2.556 internações SUS, sendo 1.853 (72%) em leito clínico e 703 (28%) em leito de UTI. Considerando essas 2.556 internações e com o total de casos em 69.008, significa que a taxa de hospitalização de Covid-19 no SUS está em 3,7%, um valor baixo se comparado aos índices nacionais.

Governo do Tocantins

Me siga

Categorias