Os 30 anos de instalação da Justiça Federal no Tocantins foram comemorados nesta segunda-feira (16), com uma Sessão Especial no Senado Federal, em Brasília (DF). Na oportunidade, várias autoridades prestaram homenagens às conquistas e ao trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário Federal em solo tocantinense. A sessão foi presidida pelo senador Eduardo Gomes (PL). A gravação está disponível no canal da TV Senado, no YouTube.  

O secretário geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, fez a leitura do pronunciamento do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, que não pôde estar presente. Segundo ele, esses 30 anos da Justiça Federal no Tocantins foram marcados por conquistas  que refletem um Judiciário de qualidade e atento à sua função constitucional. “A Seção Judiciária do Tocantins conta com magistrados e servidores de excelência, comprometidos com a sua missão”, destacou.   

Para a corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, a homenagem do Senado reforça o compromisso de magistrados e servidores de lutar pela justiça e pela paz social. “Nos últimos dois anos, período em que as medidas de combate ao novo coronavírus foram intensificadas, o trabalho desenvolvido pela Justiça Federal no Tocantins foi destaque entre os 14 estados que compõem o TRF da 1a Região. E por dois anos consecutivos, a Seção Judiciária do Tocantins recebeu o Selo Diamante – premiação máxima concedida pela Corte Regional da 1a Região, em reconhecimento ao alcance das metas do Judiciário”, ressaltou.  

O vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, juiz federal José Márcio da Silveira e Silva, relembrou fatos importantes da história de criação do Estado do Tocantins. Ele falou sobre a expansão da Justiça Federal no Estado e agradeceu a toda a equipe pelo trabalho que resultou nas conquistas dos últimos anos. “Esse resultado só foi obtido em razão do comprometimento, satisfação e apreço que nossos magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários têm pelo que fazem. As pesquisas de clima organizacional, realizadas periodicamente, demonstram que na Justiça Federal no Tocantins, existe um clima favorável e propício ao bom desempenho funcional dos colaboradores. O resultado da última pesquisa, realizada em 2020, revelou que 81,4% dos colaboradores estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho”, revelou o magistrado.  

O Senador Eduardo Gomes  lembrou que o primeiro prédio público federal construído na mais nova capital do Brasil, Palmas, foi o da Justiça Federal. “Uma justiça que naquele momento cumpria um papel social relevante”. Ele também agradeceu a homenagem póstuma feita a seu pai, o poeta e escritor José Gomes Sobrinho, que deu nome ao Espaço Cultural da Seção Judiciária do Tocantins. “A Justiça Federal se desenvolveu de maneira rápida e intensa, em nosso Estado”, concluiu. 

Ainda durante a sessão, por meio de vídeos gravados, o ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, a deputada Federal Professora Dorinha (DEM) e o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (PL), elogiaram a atuação da Justiça Federal.  

Autoridades presentes 

Também estiveram presentes na Sessão Especial em comemoração aos 30 anos da Justiça Federal no Tocantins: os desembargadores federais I’talo Fioravanti Sabo Mendes, Daniele Maranhão Costa, Eduardo Morais da Rocha e Rafael Paulo Soares Pinto; a juíza federal aposentada Ionilda Maria Carneiro Pires; os juízes federais Marcelo Albernaz, Denise Drumond, Bruno Apolinário, Cleberson José Rocha, Pedro Felipe de Oliveira Santos; o procurador da república Zilmar Antonio Drumond; e o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária do Tocantins, Ricardo Antonio Nogueira.