quinta-feira, outubro 16, 2025

Secretários da Educação da Amazônia Legal discutem avanços do projeto de Alfabetização na Idade Certa

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, participou nesta terça-feira, 22, da 1ª Reunião das Câmaras Setoriais de Educação e Tecnologia, parte do 21º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em ambiente virtual. Adriana é a coordenadora da Câmara técnica de Educação do Fórum.

Na ocasião, foi apresentado o projeto Alfabetização e Aprendizagem na Idade Certa em Regime de Colaboração com os Municípios. A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) explicou as etapas do processo e falou dos prazos para a realização de cada etapa. Um dos próximos passos será a realização de um diagnóstico de aprendizagem, para traçar o perfil das escolas e conhecer a realidade de cada município.

“Os próximos passos são o levantamento estrutural, pedagógico e da formação de professores das escolas, desde a educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental. Termos esse diagnóstico será fundamental para traçarmos as próximas etapas e formarmos as parcerias para a execução do projeto que será implementado em 2021”, frisou Adriana Aguiar.

A secretária do Tocantins ressaltou as possibilidades de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Estamos considerando a diversidade de público, a especificidade de cada município e o que será necessário para a sua execução. Com essa pandemia, percebemos o quanto a tecnologia tornou-se importante para a educação, principalmente para se alcançar um maior número de alunos”, esclareceu a gestora.

Durante o evento on-line, a secretária executiva da reunião, Cira Moura, destacou a necessidade de apresentar os planos de ações desse projeto na reunião de governadores, marcada para o próximo dia 29, como forma de conhecimento e de sensibilizar os governadores para a formação de parcerias com os municípios.

O projeto será executado em três ciclos: articulação, implementação e monitoramento. O objetivo principal é promover a alfabetização e a aprendizagem das crianças de 4 a 10 anos, como também, promover a formação para professores e equipe diretiva. O projeto abrange nove estados e 774 municípios e tem como eixos de atuação: a formação continuada; monitoramento e avaliação; materiais didáticos, pedagógicos e tecnológicos e infraestrutura escolar.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Marioneide Kliemaschewsk, destacou a importância do projeto. “Percebemos o quanto temos que avançar nos processos de aprendizagens. E esse projeto elaborado pela Câmara Setorial irá nos auxiliar”, ressaltou Marioneide.

Ficou definido que os membros da Câmara Setorial da Educação irão se reunir virtualmente,  logo após o encontro de governadores, para traçar os próximos passos para a execução do projeto.

Sobre o Fórum

O 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal começou nesta terça-feira, 22, e ainda irá abordar ao longo dos dias 23, 24 e 29 assuntos ligados à preservação do bioma e ao crescimento regional.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008. O objetivo do Fórum é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região. Ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares