Secretário Tollini se reúne com diretoria e planeja a retomada dos serviços no HGP

Secretário Tollini se reúne com diretoria e planeja a retomada dos serviços no HGP

O Secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini,  se reuniu nesta segunda-feira, 23, com a diretoria e profissionais de saúde do Hospital Geral de Palmas (HGP),  para tratar da retomada da rotina hospitalar, assim como demais  serviços, incluindo a realização de cirurgias eletivas do Hospital Geral de Palmas (HGP). Em razão da pandemia do novo Coronavírus diversos serviços foram suspensos para garantir a segurança e evitar a propagação da pandemia. A previsão é que até janeiro ou fevereiro de 2021 a rotina normal de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), volte ao normal.

“Muitos Estados desmobilizaram equipes dos hospitais de campanha. Nós não desmobilizamos  nenhuma equipe e não desmontamos quaisquer estruturas. Se a população precisar, o hospital que é a maior referência, estará pronto e preparado. Esta reunião foi para discutir assuntos pertinentes ao HGP e toda assistência que o Estado oferta. Como o HGP é a maior referência, confiamos na estrutura, equipamentos e profissionais, que seja para assistência aos pacientes de covid, quer seja para a retomada de ritmo normal de trabalho” disse o gestor da saúde. Logo adiante, se mostrou otimista: “Esperamos que até janeiro ou fevereiro possamos voltar a normalidade da rotina hospitalar. A mobilidade urbana social está voltando, as pessoas já estão indo para o trabalho, estão ocorrendo mais acidentes de trânsito, entre outros casos que necessitam de assistência”, destacou o titular da pasta, Edgar Tollini.

Para o Diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo, “nossa preocupação foi proteger nossos pacientes, acompanhantes e servidores. Por isso, estamos planejando a retomada em conjunto com a equipe para que possamos garantir a segurança e continuar seguindo as recomendações necessárias, na tentativa de evitar – ao máximo – a transmissão do novo coronavírus”, declarou.

Sobre a unidade

O  HGP é maior referência em saúde pública na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertando à população 39 especialidades e 10 serviços. Considerada Unidade “porta aberta”, atende pacientes dos 139 municípios tocantinenses, além de Estados circunvizinhos, além de dispor de equipes qualificadas na assistência e cuidado ao paciente.

Luciana Barros/Governo do Tocantins