A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) está mobilizando os apicultores da região Norte do Estado para dois módulos do Curso de Gestão de Apiário. A capacitação será realizada entre os dias 22 e 24 de junho e de 26 a 28 deste mês, na cidade de Araguaína, a 380 km de Palmas. Durante esta semana, apicultores da região Sul também participaram em Gurupi, do 2º módulo do mesmo treinamento. O Curso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seagro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, o curso além de incentivar a produção no Estado, ainda favorece a renda do pequeno agricultor. Serão disponibilizadas 25 vagas para apicultores interessados em participar das atividades que serão apresentadas durante a próxima semana, em Araguaína. A consultoria do Sebrae aplica os módulos utilizando o Gestapi, um importante software que gerencia e monitora as atividades apícolas.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o curso mostra para o apicultor todo o custo da produção de mel dentro do Tocantins, além das avaliações que são realizadas para analisar todos os insumos dessa produção. “O objetivo é justamente tentar equilibrar o custo de produção com o valor de mercado para que o produtor tenha um lucro, uma rentabilidade, mantendo esse equilíbrio para uma boa produção”, destaca Érika.

O Curso de Gestão de Apiário já foi oferecido para os apicultores dos municípios de Gurupi e também de Porto Nacional. No Sul do Estado, a capacitação foi realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho. O curso faz parte do convênio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Federação Tocantinense dos Apicultores (Fetoapi), com o apoio da Seagro.

Panorama

Com mais de 1.300 apicultores, 52 associações, duas cooperativas e uma Federação de Apicultores, o Tocantins mostra bom desenvolvimento da atividade apícola, com o incentivo à produção de qualidade de forma acelerada. Para tanto, o Estado conta com Casas do Mel implantadas nos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Crixás, Jaú do Tocantins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Wanderlândia e Nova Olinda e ainda dois entrepostos disponíveis para o beneficiamento do mel nos municípios de Figueirópolis e Colinas.

 Segundo a Federação Tocantinense dos Apicultores (Fetoapi), em 2013, foram produzidas no Tocantins 210 toneladas de mel e a expectativa para este ano é dobrar esta produção. A atividade apícola tem baixo custo e pode ser realizada até mesmo em áreas urbanas.

 Revisão: Andressa Figueiredo

Camila Furtado – Ascom/Seagro