sáb. fev 27th, 2021

Seagro prepara Curso de Gestão de Apiário em Araguaína

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) está mobilizando os apicultores da região Norte do Estado para dois módulos do Curso de Gestão de Apiário. A capacitação será realizada entre os dias 22 e 24 de junho e de 26 a 28 deste mês, na cidade de Araguaína, a 380 km de Palmas. Durante esta semana, apicultores da região Sul também participaram em Gurupi, do 2º módulo do mesmo treinamento. O Curso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seagro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, o curso além de incentivar a produção no Estado, ainda favorece a renda do pequeno agricultor. Serão disponibilizadas 25 vagas para apicultores interessados em participar das atividades que serão apresentadas durante a próxima semana, em Araguaína. A consultoria do Sebrae aplica os módulos utilizando o Gestapi, um importante software que gerencia e monitora as atividades apícolas.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o curso mostra para o apicultor todo o custo da produção de mel dentro do Tocantins, além das avaliações que são realizadas para analisar todos os insumos dessa produção. “O objetivo é justamente tentar equilibrar o custo de produção com o valor de mercado para que o produtor tenha um lucro, uma rentabilidade, mantendo esse equilíbrio para uma boa produção”, destaca Érika.

O Curso de Gestão de Apiário já foi oferecido para os apicultores dos municípios de Gurupi e também de Porto Nacional. No Sul do Estado, a capacitação foi realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho. O curso faz parte do convênio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Federação Tocantinense dos Apicultores (Fetoapi), com o apoio da Seagro.

Panorama

Com mais de 1.300 apicultores, 52 associações, duas cooperativas e uma Federação de Apicultores, o Tocantins mostra bom desenvolvimento da atividade apícola, com o incentivo à produção de qualidade de forma acelerada. Para tanto, o Estado conta com Casas do Mel implantadas nos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Crixás, Jaú do Tocantins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Wanderlândia e Nova Olinda e ainda dois entrepostos disponíveis para o beneficiamento do mel nos municípios de Figueirópolis e Colinas.

 Segundo a Federação Tocantinense dos Apicultores (Fetoapi), em 2013, foram produzidas no Tocantins 210 toneladas de mel e a expectativa para este ano é dobrar esta produção. A atividade apícola tem baixo custo e pode ser realizada até mesmo em áreas urbanas.

 Revisão: Andressa Figueiredo

Camila Furtado – Ascom/Seagro

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso pela Polícia Civil após ser flagrado com mais de 100 kg de maconha no carro

Em mais uma ação em desfavor do tráfico de drogas, a Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (1ª DENARC – Palmas) e o Grupo de Atuação Especial...

Governador Mauro Carlesse lança PMTO Mobile e preside passagem de comando no 4° BPM de Gurupi

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde de quinta-feira, 25, em Gurupi, o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no...

Educação estima que mais de 3 mil crianças não estão matriculadas em Araguaína

Mais de três mil pais ainda não matricularam seus filhos em Araguaína, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Educação. As escolas e creches municipais de Araguaína retornaram às atividades, no...

Prefeito Neurivan Rodrigues busca recursos em Brasília junto aos deputados federais

Com objetivo de viabilizar recursos para realizar obras no município de Carmolândia a fim de melhorar a qualidade   de vida da população, o prefeito Neurivan Rodrigues está em Brasília em...