sáb. jan 16th, 2021

Saúde apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa

Saúde apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa

O Secretário de Saúde do Tocantins, Dr. Edgar Tollini, esteve na manhã desta quarta-feira, 08, na Assembleia Legislativa (AL), para participar da Audiência Pública de prestação de contas dos recursos da saúde do 1º e 2º Quadrimestres de 2020. Os números foram  expostos na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, da Casa de Leis.

Segundo o Dr. Edgar Tollini, a Audiência Pública é uma oportunidade relevante para mostrar como estão sendo utilizados os recursos públicos. “A Secretaria têm como primazia, a transparência. Sabemos da nossa responsabilidade, e buscamos apresentar com clareza para os deputados e  a sociedade os gastos feitos. E esse detalhamento faz uma diferença, para saber onde estão os nossos gargalos”, explica o gestor.

O orçamento aprovado da SES em 2020, foi de R$1.713.196.009,00. Durante a audiência, foram apresentados os gastos e investimentos na saúde do Tocantins nos primeiros meses deste ano. A previsão anual de 2020 era aplicar 16,37% de recursos próprios em saúde, entretanto, já no segundo quadrimestre a SES aplicou 17,61%, superando a meta estabelecida.

O Tocantins também superou nos dois quadrimestres, as metas de taxa de mortalidade infantil, redução ao ano da proporção de nascidos vivos de mães adolescentes de 10 a 19 anos e zerou fila da hemodiálise. Quanto à qualificação profissional, a SES, nos primeiros meses de 2020, promoveu, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, 202 capacitações nas unidades administradas pela Secretaria.

Ações no enfrentamento à Covid-19

A SES, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, trabalha de maneira proativa e responsável no combate a doença. O Tocantins não encaminhou nenhum paciente acometido pela Covid-19 para outros Estados da federação. Porém, a Secretaria esclarece que as unidades hospitalares tocantinenses receberam pacientes de pelo menos quatro Estados.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) têm sido referência  no país, e atualmente realiza 2.000 testagens diárias em Palmas e 300 em Araguaína, sendo os resultados dos exames disponibilizados em 24 horas. O Tocantins também é destaque pelos leitos montados para o enfretamento à Covid-19. Em Augustinópolis, por exemplo, foram instalados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  

Presentes na audiência

Estiverem presentes na Audiência Pública os deputados estaduais: Nilton Franco, Valderez Castelo Branco, Elenil da Penha, Zé Roberto, Vanda Monteiro, Ivory de Lira, Junior Geo, Cleiton Cardoso, Olyntho Neto, além da Promotora de Justiça responsável pelas questões afetas à Saúde pública, Dra. Araína D’Alessandro.

Erlene Miranda – Governo do Tocantins

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto do Governo do Tocantins prorroga benefício fiscal para fomentar a economia durante a pandemia

Os contribuintes dos itens constantes nos artigos 3º e 4º do Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e...

“Ponto antes era desacreditado, agora está se desenvolvendo com o apoio do poder público”, afirma Wagner Rodrigues

A região da Feirinha, que segue em processo de revitalização e teve a primeira etapa entregue em dezembro de 2020, passa a contar a partir desta sexta-feira, 15, com uma...

Prefeito e vereadores de Aliança serão investigados por promoverem aglomeração

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, instaurou nesta sexta-feira, 15, Inquérito Civil Público com vistas a apurar o suposto ato de...

Renato Jayme assume presidência do Naturatins

Nesta sexta-feira, 15, Renato Jayme da Silva inicia análise e planejamento das ações que serão continuadas em sua gestão à frente da presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Após...