dom. fev 28th, 2021

SALÁRIO ATRASADO: SINDICATOS QUEREM PAGAMENTO ATÉ DIA 10

dsc06960_400_215Nesta terça-feira, 06, as entidades classistas que representam os servidores públicos estaduais foram recebidas por uma equipe de Secretários de Estado do Governo do Tocantins para discutir o pagamento do salário de dezembro. Desde que o novo Governo assumiu, foi o primeiro contato entre a nova gestão e os representantes dos servidores públicos. As entidades vinham tentando agendar a reunião e como o Governo não emitia nenhum parecer favorável neste sentido, decidiram ir por conta própria ao Palácio para conversar com o Governador Marcelo Miranda. Alegando motivos de agenda, Marcelo não recebeu os representantes, mas determinou que uma equipe de secretários conversasse com as 26 entidades classistas presentes.

 A reunião durou quase duas horas e contou com a presença dos seguintes Secretários de Estado: do Secretário Geral de Governo, Herbert Brito, o Buti; Secretário da Fazenda, Paulo Afonso; Secretário da Comunicação, Rogério Silva; Secretário da Articulação Política, Paulo Sidnei e o Procurador Geral do Estado, Sérgio do Vale.

 Os Sindicatos, Associações dos Militares e Centrais Sindicais, que passaram a manhã reunidos na sede do SISEPE-TO em Palmas, decidiram em conjunto e por unanimidade, que não vão aceitar o parcelamento do salário em 04 vezes. As entidades classistas entregaram ao Governo um ofício conjunto no qual apresentam esta como a posição oficial dos servidores públicos e, no mesmo ofício, os representantes apresentam como proposta o pagamento integral dos salários, até o próximo dia 10.

 Em suas reivindicações à equipe, os sindicalistas cobraram o pagamento e enfatizaram o momento de insegurança e caos vivido pelos servidores públicos e suas famílias. “As contas estão atrasadas e não poderão ser parceladas em 04 vezes. O recebimento do salário é direito constitucional”, repetiam os líderes sindicais.

 Por sua vez, a equipe do Governo reafirmou que as contas do Estado estão com saldo negativo. “Reconhecemos que houve falhas na comunicação com os Sindicatos. Tudo no começo é mais difícil. Agora, sobre a solução para o pagamento, infelizmente, nós ainda não temos. Estamos vivendo um momento de dificuldade e insegurança. Nós herdamos esse problema. Mas, faremos o possível para encontrar uma saída. Se for possível antecipação de receita ou empréstimo, será feito”, disse Paulo Sidnei, da Secretaria de Articulação Política, sinalizando dois caminhos que podem ser adotados para solucionar o impasse.

 O Governo também disse que receberá novamente os representantes das entidades classistas nesta quarta-feira, dia 07, quando apresentará as medidas concretas que está adotando para que o pagamento seja realizado. A reunião será às 17 horas e acontecerá na Secretaria da Fazenda. No mesmo dia, pela manhã, as entidades terão reunião fechada para continuar debatendo o assunto. A reunião dos Sindicatos será na sede do SISEPE-TO, às 9 horas.

 Aos servidores públicos estaduais, as entidades classistas informam que continuarão lutando pelo pagamento em parcela única, com data limite para o próximo dia 10. Os servidores devem acessar frequentemente os sites de seus Sindicatos e Associações, pois as informações sobre os novos rumos da negociação poderão ser divulgadas a qualquer momento. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Variante brasileira do SARS-CoV-19 aumenta 10 vezes a presença do vírus em adultos, aponta Fiocruz

Pesquisadores da Fiocruz fizeram um estudo que aponta que adultos infectados pela variante P.1 do novo coronavírus, identificada primeiro no Amazonas, têm uma carga viral dez vezes maior do que...

Prefeitura de Colinas publica novo decreto; Toque de recolher, das 22h as 6 horas

A população de Colinas do Tocantins (TO) deve ficar atenta às novas medidas para conter o avanço do Coronavírus. A Prefeitura, por meio da Secretar vc ia de Saúde, publicou...

Prefeitura de Gurupi decreta novas medidas contra Covid-19

A Prefeitura de Gurupi publicou, na noite desta sexta-feira (26), um novo decreto com medidas mais restritivas em relação à Covid-19.  O documento de nº 466, publicado no Diário Oficial...

Multidão se aglomera sem máscara durante inauguração de bar em Araguaína

Festa foi realizada no dia em que a cidade passou a contabilizar 21.075 diagnósticos de coronavírus e 270 mortes pela doença. Um bar inaugurado na noite desta sexta-feira (27) em...