sex. jan 22nd, 2021

PT e Bolsonaro são os derrotados da eleição e população migrou para centro-direita, afirma analista

Com o resultado do segundo turno das eleições deste domingo (29), a lista de partidos que venceram nas grandes cidades, aquelas com mais de 200 mil habitantes, apresenta mudanças se comparado com 2016.

O partido que lidera o ranking de municípios com esse perfil é o PSDB, seguido pelo MDB, PSD, DEM e Podemos.

Partido Prefeitos eleitos em cidades acima de 200 mil habitantes
PSDB 25
MDB 24
PSD 19
DEM 13
Pode (PTN e PHS) 9
PP 8
PT 7
PSB 6
Fonte: TSE

Para o cientista político Paulo Silvino Ribeiro, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), as eleições municipais do segundo turno mostraram que a população brasileira está escolhendo candidatos que se situam no “centro-direita do espectro político“.

Para Silvino Ribeiro, a postura representa uma derrota para o presidente Jair Bolsonaro.

“Bolsonaro é o grande derrotado pelo fato de que as pessoas não estão mais votando ou escolhendo discursos à direita extremados. O que a gente vê é um deslocamento da orientação política da população para uma visão um pouco mais de centro-direita”, disse à  imprensa.

‘Sucesso da esquerda nas eleições municipais não, passa pelo PT’

Outro ponto que chamou a atenção do cientista político é o desempenho ruim do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais deste ano. Em 2020, o PT não elegeu prefeito em nenhuma das capitais do Brasil pela primeira vez desde a redemocratização. Das 15 cidades em que disputava o segundo turno das eleições municipais, a sigla foi derrotada em 11, sendo duas capitais (Recife e Vitória).

“O PT acabou praticamente. O PT não tem nenhuma capital, o PT perdeu prefeituras, lamentavelmente o ex-presidente Lula e todo o partido tem uma dificuldade em fazer essa autocrític e tem uma dificuldade em recompor com outros partidos do mesmo espectro de esquerda”, disse Paulo Silvino Ribeiro.
Partido Nº de capitais
MDB 5
DEM 4
PSDB 4
PDT 2
PP 2
PSB 2
PSD 2
Avante 1
Podemos 1
PSOL 1
Republicanos 1
Fonte: TSE

Para o professor da FESPSP, além da dificuldade em dialogar com outros partidos da esquerda brasileira, o PT também ainda possui uma rejeição muito grande na população.

“Isso de certo modo tem a ver não só com a dificuldade de diálogo que o partido tem, como ainda um certo resquício do pensamento anti-petista. Não acho que nós estamos mais no mesmo nível de ódio de 2018, mas ainda existe uma certa ressalva em relação ao PT e a figura do Lula”, afirmou.

No entanto, apesar de falar em uma derrota do PT, Paulo Silvino Ribeiro destacou que a esquerda brasileira saiu vitoriosa nessas eleições.

“É fundamental entender que pari passu o sucesso da centro-direita há um sucesso de uma nova esquerda, de um outro movimento da esquerda”, declarou.

Segundo Silvino Ribeiro, a esquerda brasileira vive um movimento de se desatrelar da figura do PT.

“Está acontecendo algo interessante na esquerda brasileira e ao que me parece não passa pelo PT, eu acho que o PDT é um partido que se destaca, mas o destaque tem que ser dado ao PSOL”, completou.
br.sputniknews.com/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caminhão e moto pegam fogo em ocorrência atendida pelo CBMTO

Um casal morreu no início da manhã desta quinta-feira, 21, no interior do município de Wanderlândia, no norte do Tocantins. Era por volta das 7h20, quando o Corpo de Bombeiros...

Carlesse se consolida como o político “TOP 1” do Tocantins

Novo na política, o Governador Mauro Carlesse está tendo uma trajetória meteórica. De Deputado Estadual à Governador do Estado. Em pouco tempo já alcançou outros políticos que despontavam no cenário...

Termina nesta sexta-feira, 22, as matrículas na Rede Municipal de Ensino de Araguaína

O período regular de matrículas para os alunos novatos na Rede Municipal de Ensino se encerra nesta sexta-feira, 22 de janeiro. Os pais devem procurar a unidade mais próxima a...

Mergulhadores retomam buscas por pescador no Rio Lontras, em Araguaína

Três mergulhadores do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Araguaína, retomaram as buscas a um pescador desaparecido desde a manhã desta quarta-feira, 20, no Rio Lontra. Nilton César Moreira, 44...