55.3 F
Nova Iorque
domingo, dezembro 14, 2025

Promotora de Justiça do Tocantins lança livro sobre controle de atos administrativos

Com o título “Administração Pública Contemporânea – Controle dos Atos Administrativos Discricionários do Poder Público”, a Promotora de Justiça Ruth Araújo Viana acaba de lançar seu primeiro livro. O trabalho é resultado da sua experiência na docência e estudos do mestrado.

A obra realiza estudo aprofundado e didático sobre o controle dos atos administrativos discricionários. De acordo com a autora, poderá ser utilizado como fonte por profissionais do direito como juízes, promotores de justiça, advogados, estudantes, além de profissionais do Poder Executivo e Legislativo.

O título comprova a possibilidade de controle da atuação discricionária da Administração Pública, inclusive pelo Poder Judiciário, uma vez que o atual Constitucionalismo Contemporâneo não é compatível com a inércia e ineficiência da Administração Pública na concretização do interesse público.

Assim, apesar de a discricionariedade administrativa se proteger na subjetividade da análise de conveniência e oportunidade por parte do administrador público, novos fundamentos jurídicos se apresentam hábeis para o exercício do controle dos atos administrativos discricionários pelo Poder Judiciário, como a democracia, os direitos fundamentais e os princípios positivados na Constituição Federal de 1988 que regem a Administração Pública.

De acordo com a autora, o objetivo da obra é ampliar os fundamentos jurídicos utilizados para o controle dos atos administrativos discricionários. “Procurei analisar a ilegalidade estrita da norma para o exercício da fiscalização dos atos do poder público, enfatizando que a conveniência e oportunidade do administrador público devem também obediência aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos fundamentais”, discorreu ela.

Lançamento

O evento de lançamento físico da obra acontecerá em Palmas, em data a ser divulgada, mas ocorrerá também na cidade de Fortaleza (CE). A obra está disponível para aquisição no seguinte site: https://www.jurua.com.br, na versão impressa e e-book.

Sobre a autora

Promotora de Justiça do Estado do Tocantins. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Entre Rios do Piauí. Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Denise Soares

Últimas Notícias

Deputado Amélio celebra retomada das obras de creche em São Miguel do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do...

PL da Dosimetria beneficia criminosos comuns, dizem especialistas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o...

STF mantém governador no cargo e Wanderlei Barbosa divulga nota oficial sobre a decisão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, divulgou na noite...

TJTO absolve o ex-prefeito Sebastião de Gois Barros ao revisar condenação por improbidade administrativa

Com a atuação do advogado Wanderson Ferreira, de Araguaína,...

Veja também

Corregedoria-Geral da Justiça realiza correição na Comarca de Araguaína

A Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, abre oficialmente nesta terça-feira, 21/9, os trabalhos correcionais nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais,...