Cursos garantirão atividades educativas e profissionalizantes a cerca de 6 mil pessoas contempladas no Programa Casa Para Quem Precisa

Credito Leila Mel-Ascom (R55B)Ações dos Projetos de Trabalho Técnico Social (PTTS) da Prefeitura de Araguaína serão piloto para outros municípios do país. No último dia 6, no gabinete da Prefeitura, o prefeito Ronaldo Dimas reuniu-se com o secretário nacional Serviço Social da Indústria (SESI), Delcimar Pires Martins, para reafirmarem a parceria e utilizarem o projeto como um exemplo a ser seguido nos municípios brasileiros.

 Na reunião, o prefeito Ronaldo Dimas apontou que buscará recursos para a construção de um local para que essas pessoas possam ofertar seus serviços após os cursos. “Não queremos apenas ensinar a pescar, vamos buscar mais recursos para que implantemos o Minha Empresa Minha Vida nessas comunidades. Na próxima semana estaremos em audiência com o ministro das Cidades, Fernando Haddad, e levaremos a proposta”, disse o prefeito.

 Além de cursos profissionalizantes, o projeto prevê ainda palestras educativas, oficinas, peças teatrais e ações de mobilização para os beneficiados do Programa Casa Para Quem Precisa. A previsão é que as capacitações semestrais sejam iniciadas já em fevereiro nos residenciais Costa Esmeralda e Construindo Sonhos.

 Estiveram também presentes à reunião o superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, a primeira-dama, Nil Dimas, a secretária do Trabalho e Ação Social, Cleomar Ribeiro, além de técnicos da Prefeitura. O projeto terá ainda o apoio das secretarias da Cultura, Educação e Saúde.

 Cursos

Os cursos terão carga horária de até 180 horas, acontecerão nos residenciais e no SESI e levarão aos participantes benefícios significativos, como proporcionar a geração de renda e emprego. O diferencial é que os próprios beneficiários têm a possibilidade de escolher quais cursos de capacitação querem para sua comunidade e participem sugerindo conforme suas necessidades urgentes.

 As famílias que irão habitar no Residencial Lago Azul e no residencial próximo ao Setor Barros, que estão sendo construídos, também serão beneficiadas com os cursos. Os projetos para os novos empreendimentos já estão em construção.

 Atualmente, Araguaína também é uma referência nacional quando o assunto é moradia popular. É a cidade tocantinense com o maior número de casas contratadas: 2.204 entregues e 4.406 em construção.

 Confira os cursos que serão oferecidos às comunidades:

Costa Esmeralda

– Assentador de Cerâmica;

– Assistente Administrativo;

– Associativismo e Cooperativismo;

– Auxiliar de Recursos Humanos;

– Formação de Líderes Comunitários;

– Instalador Hidráulico;

– Mulher Empreendedora;

– Operador de Computador;

– Padeiro;

– Pedreiro;

– Pintor;

– Secretariado.

 

Construindo Sonhos

– Assentador de Cerâmica;

– Formação de Líderes Comunitários;

– Mulher Empreendedora;

– Noções Básicas de Secretariado;

– Padeiro;

– Pedreiro;

– Pintor.