domingo, outubro 26, 2025
55.3 F
Nova Iorque
domingo, outubro 26, 2025

Proemi atende estudantes e fortalece ensino médio no Tocantins

450 (1)Ação voltada para o fortalecimento do ensino médio brasileiro, o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) vem rendendo frutos no Tocantins. Em 2014, um total de 115 escolas aderiu ao Programa, atendendo a 33.203 alunos. O programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) tem como objetivos aumentar a participação estudantil, o incentivo à pesquisa e o aperfeiçoamento em línguas estrangeiras por meio da extensão da carga horária anual da 1ª à 3ª série do ensino médio.

Para o próximo ano-letivo, segundo projeção da Coordenadoria de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a expectativa é ter a adesão de 256 unidades escolares, com 64 mil estudantes contemplados com o acesso a novas atividades que abrangem diversas áreas de conhecimento no ambiente escolar.

“Junto ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que promove a formação continuada dos professores, o Proemi é uma ação estratégica do MEC para redesenhar o nosso currículo, inserindo no cotidiano dos alunos atividades que não são disciplinas específicas, mas focam a formação integral de cada estudante”, ressaltou a coordenadora de Educação Básica da Seduc, Sâmia Maria Carvalho de Macedo.

Instituído pelo MEC em 2009, o Proemi faz parte das ações do governo federal que objetivam o fortalecimento do ensino médio em todo o Brasil. Dentre as medidas previstas estão a extensão gradual da carga horária mínima anual de 2.400 horas para três mil e o redesenho curricular, articulando conhecimentos à vida dos alunos dentro dos macrocampos Acompanhamento Pedagógico; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Cultura Corporal; Iniciação Científica e Pesquisa; Leitura e Letramento; Línguas Estrangeiras; Participação Estudantil; e Produção e Fruição das Artes.

“Por isto existem oito macrocampos distintos que, em contextos pedagógicos, contemplam, por exemplo, da leitura à cultura e as práticas esportivas. As mudanças no currículo são gradativas; as escolas podem inserir as novas atividades com mais uma hora diária na carga horária ou optar pelos contraturnos. O importante é que sempre ocorram mais adesões, pois todos saem ganhando a partir delas”, complementou Sâmia Macedo.

Adesão

Para aderir ao Proemi, a escola deve ser da rede pública de ensino, oferecer o ensino médio e elaborar um projeto de redesenho curricular que contemple, no mínimo, três dos oitos macrocampos do programa do MEC. Após a elaboração, o projeto deve ser encaminhado para a Seduc, que o analisa e o encaminha para o Ministério, o único responsável pela validação da proposta apresentada. No Tocantins, as próximas adesões ao Proemi poderão ser solicitadas a partir do segundo semestre de 2015.

Já incluído no Programa, o Colégio Estadual de Itacajá apresentou melhorias no ensino médio, conforme conta a diretora da unidade, Klenes Pereira dos Santos Pinheiro. De acordo com a gestora, a partir do Proemi, foi realizada ampliação curricular em todas as áreas de conhecimento. “No macrocampo do Acompanhamento Pedagógico, só para exemplificar, a gente criou um cursinho pré-vestibular para os alunos da 3ª série do ensino médio, e os resultados já chegaram. No reforço pedagógico, focado às 1ª e 2ª série do ensino médio, os alunos apresentaram uma melhoria impressionante”, disse.

 

Últimas Notícias

Aleto transfere ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 31 de outubro

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) informa que foi...

Alexandre Guimarães defende crescimento sustentável na Comissão de Desenvolvimento Econômico

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO) conduziu os trabalhos da Comissão de...

Mais de 200 mil descargas atmosféricas já foram registradas no Tocantins em outubro

Pouco mais de um mês se passou desde o...

Caso clínico de onça-parda operada na UFNT é referência inédita na medicina veterinária brasileira

Araguaína (TO) — Um caso raro de sucesso na medicina...

Veja também