Trabalhadores que andam de ônibus agora devem trocar de roupa após o deslocamento, antes do início da jornada de trabalho. Uso de máscara é obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura de Palmas estabeleceu regras para o funcionamento do comércio, que vai voltar a funcionar nesta segunda-feira (8). Entre as medidas necessárias para a volta das atividades econômicas está a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento entre clientes. Todas as regras estão disponíveis no Diário Oficial do Município publicado nesta sexta-feira (5). Veja abaixo as principais.

Em março deste ano a Prefeitura determinou o fechamento do comércio e somente as atividades essenciais podiam funcionar. A medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na cidade. Depois de novas confirmações da doença foi decretado estado de calamidade pública e divulgada uma lista dos estabelecimentos que podiam continuar atendendo.

Até esta sexta-feira (5) a capital já contabilizava 725 diagnósticos da Covid-19 além de oito mortes em decorrência da doença.

Parte das atividades vão retornar na próxima segunda-feira (15), inclusive bares, restaurantes e lanchonetes. Somente as boates, teatros, casas de espetáculos, casas de eventos, flutuantes, cinemas, clubes e escolas terão que continuar fechados.

Muitos moradores terão que se adaptar às regras, como os usuários do transporte coletivo. É que os trabalhadores que andam de ônibus devem trocar de roupa, já que passa a ser proibido trabalhar com as mesmas peças usadas dentro do veículo.

De acordo com a Prefeitura, os empresários, microempresários e microempreendedores que descumprirem as regras terão prazo quatro dias úteis para fazerem as adequações necessárias, ou podem ter alvarás de funcionamento suspenso.

Regras para funcionamento do comércio

Estabelecimentos comerciais

  • Uso obrigatório de máscara
  • Distanciamento social de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas
  • Monitoramento da saúde dos colaboradores
  • Intercalar e alternar horários de atendimento dos estabelecimentos
  • Reuniões devem acontecer prioritariamente por videoconferência
  • Colaboradores e usuários de transporte público não poderão usar no ambiente de trabalho a mesma roupa utilizada no deslocamento
  • Disponibilizar limpa sapato – tapete ou toalha umidificada de hipoclorito de sódio a 2%

Academias

  • Manter as portas e janelas abertas em tempo integral
  • Limitar a quantidade de clientes que entram no estabelecimento, de modo que ocorra a ocupação simultânea de um cliente a cada 4m² nas áreas de treino
  • Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas com equipamentos, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização

Bares, lanchonetes e restaurantes

  • Limitar o acesso de clientes que entrarão no ambiente, para evitar aglomerações
  • Adequar o layout das mesas para atender à distância mínima entre as pessoas de pelo menos 2 metros ou fazer uso de barreiras físicas
  • Manter as portas abertas em tempo integral
  • Disponibilizar álcool gel 70% em todas as mesas
  • Substituir o guardanapo de tecido por papel
  • Garçom, para evitar proximidade, não poderá servir prato ou copo do cliente
  • Música somente para som ambiente, não é permitido dançar
  • Controle de acesso nos horários de grande fluxo como almoço e fi nais de semana, bem como da área externa do estabelecimento
  • Fixar em pontos estratégicos dispensadores com álcool gel 70% para o uso de clientes e colaboradores
  • Higienizar superfícies de uso comum com álcool 70% ou diluição de hipoclorito de sódio a 2% em intervalos mínimos de 30 minutos
  • O uso dos provadores não é permitido
  • L ojas que disponham de diversos postos de check out devem ter uma proteção de acrílico entre o colaborador e os clientes
  • Limitar o acesso de clientes que entrarão no ambiente, para evitar aglomerações

Fonte G1 Tocantins