55.3 F
Nova Iorque
domingo, agosto 23, 2026

Pré-Candidatos ao Senado Gaguim, Vicentinho Júnior e Alexandre Guimarães Sob Fogo Cruzado Após Votos na PEC da Blindagem e na Anistia a Golpistas

A disputa pelo Senado em 2026 já começou a se desenhar, mas três nomes do Tocantins entraram em campo em total desvantagem. Os deputados federais Carlos Gaguim (União Brasil), Vicentinho Júnior (Progressistas) e Alexandre Guimarães (MDB), todos pré-candidatos ao Senado, estão no centro da revolta popular após apoiarem medidas consideradas nocivas ao interesse público.

Entre os votos mais criticados estão o apoio à PEC da Blindagem, que obriga o STF a pedir autorização ao Congresso antes de processar parlamentares; o requerimento de urgência que acelera projetos de interesse da classe política; e a defesa do regime de urgência para o projeto que prevê anistia a golpistas dos atos de 8 de janeiro.

A reação foi imediata. Em feiras, grupos de WhatsApp e rodas de conversa, a indignação transborda. Para muitos eleitores, os três parlamentares usam o mandato para se proteger da Justiça e blindar aliados, em vez de trabalhar pelas demandas urgentes do Tocantins, como saúde, educação e geração de empregos.

Um eleitor ouvido pela reportagem, que pediu anonimato, não economizou nas críticas:

“Se o voto do deputado é secreto, o meu também é. Eles não foram eleitos para ter foro privilegiado, mas sim para representar e defender o povo — não para se blindar. Se acham bonito passar pano para vândalo e golpista, o povo vai dar o troco na urna, no momento certo.”

Especialistas avaliam que o impacto político pode ser devastador. O apoio a medidas tão polêmicas pode ter enterrado de vez o sonho de Gaguim, Vicentinho Júnior e Alexandre Guimarães de conquistarem uma cadeira no Senado. Em 2026, a lembrança desses votos promete ser munição pesada contra suas campanhas.

👉 A pergunta que ecoa nas ruas é direta: terão os três pré-candidatos ao Senado fôlego para reverter a imagem de que legislam em causa própria?

Por Geovane Oliveira, com informações  da rede  sociais

Últimas Notícias

STF impõe nova derrota ao Estado do Tocantins, confirma vitória unânime de candidata da PMTO e majora honorários

Primeira Turma rejeita por unanimidade Agravo Regimental do Estado,...

O Melhor da Amazônia entrevista Dorinha e principais lideranças durante agenda política em Aragominas

A candidata ao Governo do Tocantins, Professora Dorinha (União...

Em Lagoa da Confusão, Vicentinho defende Estado parceiro de quem produz

O candidato ao Governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, esteve...

Veja também