Nessa segunda-feira, 31, a Polícia Militar do Tocantins, por meio do 1º Batalhão da capital, visitou órgãos e o comércio local de Palmas intensificando o trabalho de conscientização contra à violência doméstica, em uma campanha que incentiva a denúncia do crime, com a finalidade de diminuir a subnotificação, característica dessa natureza de ocorrência.

Foram visitados locais de maior circulação de pessoas, sendo fixados cartazes com números e informações para as denúncias. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), farmácias, shoppings e supermercados, receberam orientações e se engajaram na causa.

A campanha é uma importante oportunidade de ampliação do atendimento, onde a população terá a oportunidade de conhecer os canais e telefones para denúncias. Quanto mais pessoas engajadas nesse propósito maior será a adesão a essas ferramentas de defesa dos direitos da mulher.

Para o comandante do 1º BPM, tenente-coronel João Leyde De Souza, é de extrema importância a divulgação das formas de denúncia e apoio à mulher. Ele destacou a diferença entre os dois números divulgados: “o 180 servirá para orientações, apoio e denúncia da mulher vítima de violência ou de terceiros, em casos onde não há risco iminente a integridade física. Já a central 190 deverá ser acionada, preferencialmente, em casos de emergência.

Revisão: Mariele França