55.3 F
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 26, 2025

Policia Civil apresenta resultado da 1º Fase da Operação Espectro

Coletiva de imprensa realizada na manha desta quinta-feira (22), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, apontou evidências e procedimentos investigativos da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial Contra a Administração Pública – DRACMA no combate a esquema de desvio de recursos públicos por meio de funcionário fantasma.

Intitulada Espectro, a Operação desvendou, em sua primeira fase, a existência de corrupção sistêmica na gestão administrativa da Assembléia Legislativa tocantinense, no biênio 2015-2017.

Segundo as investigações, o líder do esquema criminoso, Antônio Ianovich Filho, então Diretor Geral daquela Casa, encaminhou decreto de nomeação de funcionário fantasma, retroativo a 12 meses, com comando para um terceiro cooptar o servidor e captar os valores de suas remunerações, com a promessa de pagamento de uma parte do salário e gratificações ao funcionário.

Para o delegado titular da Dracma, Guilherme Rocha Martins, “Ianovich foi responsável pela inclusão do servidor na folha de pagamento da Assembléia Legislativa, bem como pela supressão e falsificação de documentos para a implementação dos delitos”. Os demais envolvidos, “Flávio Negreiros Alves e Danilo Parente, atuavam, respectivamente, como operador do esquema e funcionário (fantasma), encaminhando este folhas de freqüência, recolhendo documentação e dinheiro em espécie, para ser devolvido, em grande parte, ao líder, Ianovich”, completou a autoridade policial.

Com a conclusão do inquérito policial, Antônio Ianovich Filho foi indiciado pelos crimes de concussão, peculato, falsidade ideológica, supressão documental, associação criminosa e lavagem de dinheiro; Flávio Negreiros Alves, por sua vez, poderá responder pelos crimes de concussão, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro; Danilo Parente foi indiciado pelos crimes de peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, podendo, contudo, ser beneficiado, em fase de aplicação de pena, pela confissão e delação premiada.

As investigações foram iniciadas após requisição do Ministério Público Estadual e contaram com expressiva atuação da Polícia Científica: “O trabalho da Polícia Civil, que é uma Polícia de Estado, com obrigação de investigar todo e qualquer ato criminoso que chega ao conhecimento da autoridade policial, demanda técnica e imparcialidade e, neste caso, em específico, foi desenvolvido com participação expressiva da Superintendência da Polícia Científica, tanto nos trabalhos de campo, como na captação e depuração de dados, sem os quais o resultado não seria exitoso”, ponderou o Delegado Geral, Claudemir Luiz Ferreira, na abertura da coletiva.

O papel do jornalismo investigativo de veículos de comunicação locais também foi destaque na fala do titular da delegacia especializada, para quem “a repercussão na mídia influenciou significativamente o comportamento do funcionário da Assembléia, cuja família, ao ter ciência da pratica do crime pela imprensa, passou a exigir que Danilo noticiasse o esquema aos órgãos competentes, pondo fim a toda uma estrutura de corrupção sistematizada”, reiterou o delegado.

A primeira fase da Espectro evidenciou, aproximadamente, 170 mil reais em recursos desviados dos cofres públicos. Nenhum agente político foi alvo das investigações, que continuam em fase avançada e envolvem a administração pública em nível estadual e, também, municipal.

Últimas Notícias

MPTO aciona Justiça e pede extinção da Fundação Nicolau Esteves após detectar patrimônio de quase R$ 400 mil

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) ingressou, na segunda-feira,...

Multa por abandono de animais e reinserção de pais de PCDs: principais projetos de Jorge Frederico são aprovados na Assembleia

Foram aprovados no Plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira...

Sem pagamento dos direitos atrasados, educação paralisa atividades nesta quarta (26), em Palmas

Os profissionais da Rede Municipal de Educação de Palmas...

Aleto apresenta aplicativo que amplia transparência de emendas parlamentares

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) apresentou, na tarde...

Veja também