55.3 F
Nova Iorque
sábado, julho 11, 2026

PGJ debate pautas institucionais em reunião do CNPG, em Brasília

O Procurador-Geral de Justiça do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, participou, nesta quinta-feira, 25, de reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

Em pauta, assuntos como a indicação de representantes na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), a legitimidade dos membros do Ministério Público em ações individuais de medicamentos e a implementação das medidas previstas na Resolução CNMP n. 178, entre outros.

Na ocasião, foi aprovada a participação do CNPG na mobilização contra a Reforma da Previdência e pela valorização das carreiras do Ministério Público e da Magistratura, que será realizada no dia 1º de fevereiro, em Brasília, no Congresso Nacional, organizada pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).

Outro ponto que esteve em pauta foi a “legitimidade ‘ad causam’ do Ministério Público para pleitear, em demandas contendo beneficiários individualizados, tratamento ou medicamento necessário à saúde desses pacientes”. Após discussão da matéria, foi deliberado, por unanimidade, o ingresso dos Ministérios Públicos dos Estados, individualmente, como “amicus curiae” nas respectivas ações.

Foi debatida, ainda, a implementação das medidas previstas na Resolução CNMP n. 178, que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Ministério Público da União e dos Estados, com a presença do Conselheiro Fábio Bastos Stica, Presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP.

(com informações do CNPG)

João Lino Cavalcante

Últimas Notícias

PMTO inicia convocação de 340 candidatos aprovados para início dos cursos de formação em setembro

Etapa obrigatória do concurso contempla a capacitação dos candidatos...

Ho-che-min intensifica articulação política e reúne apoiadores em Araguaína

O pré-candidato a deputado estadual Ho-che-min participou, na noite...

Veja também