Conecte-se conosco

Blog delator

Pelo começo do governo já pode se prevê o fim

c2d1556998Sempre que a população elege um governante, ela espera que dias melhores cheguem. Mas nem sempre isso acontece. Um exemplo claro disso foram os dois mandatos anteriores do Governador eleito Marcelo Miranda.  Ele não conseguiu industrializar o estado, teve uma péssima gestão na área da saúde e da educação, entre outras áreas importantes. Ainda por cima, foi caçado e acusando pelo ministério público de desvio de verbas públicas, juntamente com o seu pai Brito Miranda, ou seja, já há histórico ruim no seu currículo.

Para muitos, Marcelo sustentava a sua popularidade na língua afiada de milhares de “picaretas” chamados de assessores políticos que recebiam dinheiro do estado para ficarem nas esquinas e praças das ruas do estado falando bem da sua gestão sem trabalhar; e que até hoje sonha com aquela vida boa que levava antes. Mas hoje são outros tempos, não acredito que será possível fazer o mesmo que foi feito nas gestões anteriores dele, visto que temos hoje uma justiça mais atuante e uma população que tem mais acesso à informações e que cobra mais dos seus gestores. 

 Pelo começo, já pode se prevê o fim. Ainda nem tomou posse e Marcelo Miranda já responde à uma ação movida pela PRE por irregularidades na arrecadação e gastos de recursos na campanha. O mesmo pode ser caçado novamente. Já disse que não tem recursos para realizar grandes obras, porque não conseguiu eleger a maioria dos deputados estatuais e está sem orçamento para o início do seu governo. Com isso, Miranda vai ter que negociar com oposição, isto é, ele vai ter que criar cargo para seu companheiro de campanha e também vai ter que criar para os que foram contrários.   

 Pela atitude tomada pelo governado Marcelo Miranda, de bloquear através de ação na justiça recursos, deixando mães e pais de família sem salários, pode se perceber que ele não evoluiu nada durante estes anos em que ficou fora do poder. Isso leva a crer que o povo vai ter que conviver com uma gestão que tem os “olhos fixos no retrovisor” e com o “peito” cheio de ódio por contendas do passado, trazendo à tona as mesmas práticas levianas.

Trago em debate tudo isso porque, na política as coisas sempre funcionam do mesmo jeito. Se você descobre 10% das irregularidades em um mandato, essas mesmas irregularidades se repetiram nos próximos. Para ser bem claro com os amigos leitores, política se ganha com dinheiro, e para poder ganhar mais dinheiro. Se for uma campanha cara, os dois primeiro anos de mandato são só para pagar as contas de campanha e renegociar contratos de obras da gestão anterior. Mas sempre eles usam aquele discurso já conhecido por todos nós “peguei o estado quebrado.

  Vale resultar que a paciência da população acabou com esse discurso pragmático dos atuais gestores e esta exigindo resultados imediatos.  Já temos muitos exemplos de gestores que tiveram que renunciar e outros que foram banidos da política, como Roseana Sarney (governadora do Estado do Maranhão) e Valuar (ex-prefeito da cidade de Araguaína).  Se Marcelo continuar como eles, estará iniciando o seu governo mal e terá um final parecido com o desses citados.

Por: Geovane Oliveira 

Continue lendo

Blog delator

Araguaína inicia 2ª dose de reforço contra a covid-19 para idosos com 60 anos

A estimativa é que pelo seis mil pessoas com idade entre 60 a 69 anos procurem os postos de vacinação,

Foto: Marcos Sandes/Ascom

Em menos de um mês, Araguaína avança na imunização contra a covid-19 e alcança os idosos com 60 anos ou mais na aplicação da 2ª dose de reforço. Todas as 17 UBS (unidades básicas de saúde) e o posto de vacinação no Centro da cidade estarão atendendo o público-alvo desta etapa e das anteriores.

A diminuição da faixa etária para a imunização segue uma recomendação do Ministério da Saúde. Conforme a Nota Técnica nº 34, o reforço do novo público-alvo deve ser feito com os imunizantes Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, que estão disponíveis na cidade. Além de ser válida apenas para quem tomou a 1ª dose de reforço há pelo menos quatros meses.

A Secretaria da Saúde de Araguaína aponta que existem 9.596 idosos de 60 a 69 anos na cidade, e desses, mais de seis mil estão aptos a serem vacinados. “Dentro desse levantamento, os demais ainda não fizeram o primeiro reforço”, explicou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

Postos de vacinação
Em Araguaína, os locais de imunização contra a covid-19 são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte e posto de vacinação em frente à Câmara Municipal.

Expediente
As unidades de saúde atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. As exceções com horários ampliados são: a UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas, além do ponto de vacinação em frente à Câmara que atende, de segunda a sexta, das 8 às 18h30 e no sábado das 8 às 13 horas.
Giovanna Hermice

Continue lendo

Blog delator

Saúde alerta sobre necessidade de fechamento do esquema vacinal contra covid-19

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores.

Photo: Shutterstock

Mais de 131 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasadas no Tocantins. É o que aponta o recente levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO). A pesquisa abrange os 139 municípios do Tocantins e leva em conta todos os imunizantes utilizados no Estado.

São 131.437 pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19. Deste número, 27.411 não receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, 71.213 não tomaram a segunda dose da AstraZeneca e 32.813 pessoas não retornaram aos postos para completar a vacinação com o imunizante da Pfizer.

“É um dado alarmante, que nos preocupa, visto que a imunização é essencial para o combate à pandemia da covid-19. Precisamos do apoio e da conscientização de toda a população tocantinense. Não conseguimos fazer com que as unidades hospitalares tenham o pleno funcionamento, em especial com cirurgias eletivas, se não frearmos a evolução da covid-19. A vacinação é a única ferramenta eficaz para que possamos voltar à normalidade”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da SES/TO, Perciliana Bezerra, também chamou a atenção quanto à necessidade do fechamento do esquema vacinal. “Sem o fechamento deste esquema, todas as ações voltadas ao combate à covid-19 são prejudicadas. Contamos com o apoio da população e, principalmente, dos municípios, para completarmos e alcançarmos melhores índices de vacinação contra o vírus”, explicou.

Continue lendo

                   

Política7 horas atrás

Presidente sanciona com vetos lei que previa compensações de ICMS

Entre os vetos, está o que garantia mínimos em saúde e educação.

Política15 horas atrás

Carlesse recebe apoio da prefeita Josi Nunes e do vice Gleidson Nato em sua pré-candidatura ao Senado

Um dia após o julgamento na TRE que inocentou o ex-governador Mauro Carlesse, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e...

Destaque1 dia atrás

Investindo R$ 44 milhões, Governo do Tocantins autoriza início das obras de recuperação asfáltica de 117 km da TO-374

Assinatura da ordem de serviço para execução dos serviços aconteceu nesta terça-feira, 21, em Lagoa da Confusão.

Estado1 dia atrás

Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o requerimento n° 1554/22 de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS),...

Política1 dia atrás

Zênis de Aquino Dias, pecuarista, é cotado para ser vice na chapa de Paulo Mourão

Cotado para a candidatura a vice-governador do petista Paulo Mourão nas eleições deste ano. Em Araguaína, Zênis já foi vereador...

Política3 dias atrás

Milton Ribeiro, ex-ministro do governo Bolsonaro, foi preso em operação da PF contra irregularidades no MEC

Agentes cumprem cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Pará e...

Destaque3 dias atrás

PF investiga empresários suspeitos de superfaturar preço de leitos para Covid no Tocantins

Nesta quarta-feira, 22 de junho, a Polícia Federal realizou uma operação para apurar negócios que possam estar associados a atividades...

Destaque3 dias atrás

TRE reverte a decisão de afastar Josi Nunes e seu vice-prefeito por corrupção eleitoral

o Tribunal regional Eleitoral (TRE-TO) manteve Josi Nunes (União Brasil) e Gleydson Nato (PL) nos cargos de prefeita e vice-prefeito...

Política3 dias atrás

MP apura denúncia de incitação ao racismo praticada por vereador de Araguaína

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, instaurou procedimento para apurar caso...