Parlamento realiza sessão solene para homenagear surdos

26147 (1)O mercado de trabalho, a capacitação, a inclusão social e o respeito à diversidade foram os temas mais abordados na Sessão Solene em Comemoração aos 13 Anos da Lei de Libras e em Homenagem à Associação dos Surdos de Palmas. Realizado no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 23, o evento contou com apresentação de vídeos, palestras e entregas de placas de reconhecimento.

Solicitada pelo deputado Clayton Cardoso (PSL), a homenagem teve como referência o dia 24 de abril, data em que se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), linguagem utilizada pela maioria dos surdos dos centros urbanos do país.

“Sou muito grato à oportunidade de prestar essa homenagem a um segmento tão sensível e merecedor de toda a atenção da sociedade. Aproveito para reafirmar meu total apoio no intuito de contribuir para melhoras efetivas à comunidade dos surdos no Tocantins”, declarou Clayton.

Três representantes da categoria foram homenageados com a entrega de placas: João Mendes Filho, professor de Libras da Secretaria de Educação (Seduc); Roselba Miranda, professora de Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), representada por Claysson Wender; e Charlie Christias, presidente da Associação dos Mudos de Gurupi. Paulo César Ferreira Guimarães também foi homenageado por ser o primeiro aluno surdo do Instituto Técnico Federal (IFTO), que se forma neste ano.

Intituladas “O intérprete de Libras” e “Conceito Escolar e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, duas palestras foram proferidas por Claysson Wender, integrante do grupo de Araguaína, e Renato Jefferson, assistente administrativo do Senai, respectivamente. A solenidade também contou com a presença do vereador de Araguaína, Terciliano Gomes. (Penaforte Diaz)