2023-12-30T090907Z_1389317173_GM1EACU1BLA01_RTRMADP_3_INDONESIA-AIRPLANE
Foto: REUTERS/Beawiharta

Nove corpos foram retirados do mar de Java do local onde presumivelmente se afundou o avião da AirAsia acidentado no domingo.

Mais dois corpos foram encontrados no local do acidente do voo QZ8501, informa a BBC. Uma vítima já foi identificada e enterrada. Se trata da aeromoça Hayati Lutfiah Hamid.

Os corpos de sete vítimas retiradas anteriormente já foram transportados a Surabaia, na Indonésia, informa a Associated Press.

As condições meteorológicas ruins impedem as operações de busca, focadas em localizar o avião. “Uma vez observamos do avião uma sombra, mas não pudemos confirmar que fosse o local do acidente”, declarou o porta-voz da Força Aérea da Indonésia Hadi Tjahjanto, citado pela Associated Press.

Mídia: blogueiro chinês tinha avisado sobre catástrofe do voo da AirAsia

O vice-marechal da Força Aérea indonésia Sunarbowo Sandi admite que os corpos podem permanecer dentro da fuselagem do avião.

Em 1 de janeiro a área de buscas pelo avião da AirAsia no mar de Java foi expandida para 46,3 mil km quadrados, informou o comandante da Marinha da Malásia, Abdul Aziz Jaafar.

Além disso, os investigadores esperam encontrar em breve as caixas-pretas para esclarecer as causas do acidente aéreo. No entanto, o investigador do Comitê Nacional indonésio para a Segurança do Transporte, Toos Sanitiyoso, acredita que a recuperação das caixas-pretas pode demorar até uma semana por conta das condições meteorológicas instáveis da região.

O Airbus A320-200 da companhia AirAsia transportava 155 passageiros – entre eles 17 crianças – e sete tripulantes – dois pilotos, quatro comissários e um engenheiro quando sumiu do radar neste domingo (28) sobre o mar de Java, durante a rota entre Surabaia (Indonésia) e Singapura, informaram as autoridades locais.