55.3 F
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 30, 2025

Multas para impostos nas Notas Fiscais ficam para 2015

No entanto, a ACIARA alerta para que os empresários locais busquem a atualização dos sistemas o quanto antes

Por algum tempo, empresários de todo o país poderão respirar aliviados, mas o momento é de adequação. Isso porque no último dia 6, a presidente Dilma Rousseff publicou uma Medida Provisória determinando que as sanções para quem não publicar os impostos na Nota Fiscal serão prorrogadas para 2015. Segundo a MP 649, a fiscalização será de caráter orientador até o fim do ano.

Penalidades como multas, suspensão da atividade até a cassação da licença de funcionamento entrariam em vigor no último dia 9. Esta já é a segunda vez que o Governo Federal protela o início das sanções.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Manoel de Assis, este novo período de adaptação deve ser levado a sério pelo empresariado. “Sabemos que muitos ainda não estão com os sistemas implantados e é preciso correr neste sentido e buscar as soluções junto às empresas fornecedores dos softwares”, recomenda Manoel.

Por outro lado, a medida do Governo também é vista com desconfiança, uma vez que a publicação dos impostos municipais, estaduais e federais em notas e cupons fiscais exporá a realidade brutal da tributação brasileira. “Há um interesse direto no adiamento desta lei, que será uma ferramenta a mais para que a população lute por mudanças”, reitera o presidente.

A Lei 12.741/12, conhecida como “Lei de Olho no Imposto, foi publicada em dezembro de 2012 e visa dar mais transparência sobre os impostos que incidem sobre os produtos adquiridos no dia a dia. As notas e cupons fiscais deverão trazer a somatória de todos os tributos como ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins e Cide.

Há, ainda, a possibilidade de expor os percentuais ou valores aproximados em painéis afixados em locais visíveis, ou em quaisquer outros meios eletrônicos ou impressos.

Com informações do portal G1 (Brasília – Alexandro Martello

Últimas Notícias

Feira Donas do Negócio movimenta e reforça o empreendedorismo feminino em Paraíso do Tocantins

O Sicredi realizou, na Praça da Cultura José Torres,...

Max Fleury busca apoio em Brasília e pede a Eduardo Gomes recursos para abrir segunda unidade do Restaurante Popular

O presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Max...

MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do...

Ação do MPTO resulta em condenação de produtor rural por desmatamento ilegal em Araguaçu

Com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do...

Veja também