Uma reunião com magistrados da Comarca de Palmas fechou, nesta terça-feira (10/6), o ciclo de reuniões para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico 2015-2020 na Capital. O encontro foi aberto pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, acompanhada do diretor do Foro juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho.

“A Comarca de Palmas é a maior do Estado em número de processos, de juízes e servidores. Esse planejamento vai gerir os próximos cinco anos do Poder Judiciário, por isso a participação de vocês é de extrema relevância”, disse a Presidente do TJTO aos magistrados do Foro da Capital. A desembargadora ainda reforçou que é preciso sugerir propostas com visão de futuro, mas que possam ser concretizadas e promovam o crescimento do Judiciário.

O diretor do Foro, juiz Pedro Nelson agradeceu a presença da desembargadora Ângela Prudente e reforçou a importância da participação de todos na construção do Planejamento Estratégico. “É muito importante essa democratização das decisões, sermos ouvidos. As mudanças têm sido dinâmicas e rápidas e precisamos participar ativamente dessas evoluções”, afirmou.

Um dos magistrados a acompanhar a reunião foi o juiz Valdemir Braga, que ressaltou a disposição da presidência do TJ em receber as sugestões de magistrados, servidores e de todos os partícipes da prestação jurisdicional. “Esse Plano é de fundamental importância para o futuro do Judiciário tocantinense, que tem tido destaque nacional em vários aspectos como a digitalização dos feitos físicos, a interiorização da justiça, mas como outros tribunais também precisa evoluir em outras vertentes”, afirmou.

O juiz Antiogenes Ferreira de Souza também parabenizou a iniciativa do Tribunal de envolver todo o Poder Judiciário no planejamento. “É uma tendência do Tribunal tocantinense promover esse envolvimento e é muito importante para todos nós sermos ouvidos e buscarmos juntos a efetividade das propostas de crescimento”, reforçou o magistrado de Palmas.

De acordo com o coordenador estratégico do TJTO José Atílio Beber os servidores de Palmas já foram ouvidos, passando agora para os magistrados. A reunião fecha o trabalho junto à Comarca da Capital. “A participação é muito importante, pois está sendo ouvida a base e com isso nós vamos ter exatamente o que é necessário para o crescimento do Judiciário”, reforçou Beber.

A colaboração de todas as comarcas na construção do Planejamento Estratégico 2015-2020 é uma ação inovadora, pela primeira vez na história do Poder Judiciário do Tocantins o projeto é desenvolvido com a participação de todos. A iniciativa vem promovendo uma maior valorização do 1º grau de jurisdição, que é foco da Gestão 2013/2015 do TJTO. O trabalho começou no mês de março e 38 das 42 comarcas do Tocantins já receberam a visita da equipe da Coges, sendo ouvidos mais de 800 pessoas, entre magistrados e servidores.