O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) articulou nesta terça-feira (14), junto ao Governo do Tocantins, audiência com equipe técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília. Durante o encontro, foi apresentado um relatório elaborado pela Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins) sobre a denúncia de crime ambiental nas Serras Gerais.

Com a presença do Secretário de Meio Ambiente (Semarh), Marcelo Lélis e do Secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini, o encontro discutiu um plano conjunto de trabalho para encontrar e punir os responsáveis, além de recuperar os danos causados.

O crime, identificado após denúncia da ONG Voz Ambiental, trata-se do descarte de embalagens de agrotóxicos e pneus, dentro de uma grande erosão, localizada em uma área de lavoura na região da fronteira entre o Tocantins e a Bahia, próximo às nascentes do Córrego Bartolomeu e Rio Palma.

Lázaro, representado na audiência por seu chefe de gabinete, Maurílio Ricardo Araújo, reafirmou a importância do desenvolvimento e do turismo sustentável.

“Nosso Estado tem um grande potencial para atrair turistas de todo mundo e gerar riqueza, a partir da preservação de suas inúmeras belezas naturais, cidades históricas e patrimônios culturais. Por isso, é nosso dever unir forças para prevenir e combater crimes dessa espécie, que põe em risco nossa fauna e flora, mas também as comunidades e seus meios de sustento”, declarou.