O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), exonerou todos os secretários do primeiro escalão da gestão estadual nesta quarta-feira (3). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e atinge mais de 50 cargos de confiança.
A medida ocorre menos de 24 horas após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que foi retirado do cargo por 180 dias por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O afastamento faz parte do inquérito que investiga suposto desvio de recursos na compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.
Em coletiva de imprensa, Laurez afirmou que as exonerações seguiram uma recomendação do ministro Mauro Campbell, relator do caso no STJ. O governador em exercício disse ainda que vai “pensar bem” antes de definir os novos secretários que irão compor a administração.
O Diário Oficial trouxe a nomeação de Sebastião Pereira Neuzin Neto como secretário executivo interino da Casa Civil e de Luiza Rocha Pinheiro para a Secretaria de Estado da Comunicação. Os titulares das demais pastas ainda não foram anunciados.
Por: Geovane Oliveira