sábado, outubro 18, 2025

José Guimarães, o futuro líder do governo Lula na Câmara, buscará apoio do republicanos de Wanderlei para a base do governo

José Guimarães, futuro líder do PT na Câmara dos Deputados, buscará apoio do  (Republicanos) ,de Wanderlei  Barbosa, para a base do governo Lula. Guimarães acredita que o partido pode ser um grande aliado no Congresso. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Futuro líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou à Folha de S. Paulo que a montagem do corpo ministerial – com espaços sendo cedidos aos mais variados partidos – não foi suficiente para consolidar a base necessária de apoio a Lula na Câmara.

O União Brasil, por exemplo, ficou o Ministério das Comunicações, que será chefiado por Juscelino Filho (MA). No entanto, a sigla ainda se diz independente em relação ao futuro governo. Guimarães afirmou que buscará aparar as arestas com o partido.

De acordo com a publicação, O deputado federal José Guimarães disse que vai procurar o Republicanos:  “O Republicanos não integra [a base], mas eles fizeram um gesto muito importante para nós que foi a votação da PEC do Bolsa Família naquele destaque [o partido evitou uma desidratação da proposta]. A gente tem que fazer um esforço grande, não é uma base para servir o governo através do chicote; é uma base para atender as demandas do país e dialogar permanentemente com o governo. Evidentemente tem os pleitos dos estados, tem obras importantes para serem retomadas. É normal que os deputados peçam isso e aquilo para sua base eleitoral, tudo com transparência. Também queremos um fórum permanente com todos os líderes. E também diálogo com aqueles que ficaram na oposição. Eu acho importante o presidente receber os parlamentares, os líderes. Meu esforço é que eles opinem também em projetos do governo”, completou.

Guimarães sinalizou ainda que mudanças na Esplanada dos Ministérios podem acontecer para comportar os novos aliados que o futuro governo pretende ter. “Você larga com uma composição. Como foi no próprio governo Lula. O esforço é para ampliar cada vez mais a base. Como fazer? Ainda é cedo. Nem começou o governo ainda. Mas acho que tem espaço, sim. Eu quero atrair todos dentro de uma dinâmica de diálogo. Nós queremos que o Republicanos integre a base”.

No Estado do Tocantins, o partido Republicanos, elegeu oito deputados estaduais, reelegeu o governador Wanderlei Barbosa, três deputados federais, Toinho Andrade, Alexandre Guimarães, Ricardo Ayres.  Isso representa um aumento significativo de seu poder na região, o que dará mais voz às lideranças do partido junto ao governo federal nos próximos anos

Geovane Oliveira, com informações  do  247.

Últimas notícias

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Novo biofungicida controla fungos de solo com até 80% de eficiência

Uma bactéria encontrada no Cerrado pode fortaceler o combate...

Valdemar Costa Neto diz que Bolsonaro decidirá nomes da chapa da direita para 2026

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou...

Artigos Relacionados

Categorias populares