qui. mar 4th, 2021

Inscrições para o Sisu 2015/1 começam dia 19; UFT oferta 1.775 vagas

375814-sisuComeça no dia 19 de janeiro e segue até o dia 22 o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2015/1. O processo seletivo realizado pelo Ministério da Educação (MEC) é destinado os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 interessados em concorrer a vagas para cursar o Ensino Superior em universidades públicas de todo o país.
Neste primeiro semestre letivo de 2015, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai ofertar 1.775 vagas em 47 cursos de graduação, nos sete câmpus da instituição, incluindo quatro novos cursos: licenciatura em Educação Física nos câmpus de Miracema e Tocantinópolis, bacharelado em Relações Internacionais em Porto Nacional e bacharelado em Ciências Sociais, também em Porto Nacional.
Parte das vagas disponibilizadas na UFT é reservada a quilombolas, indígenas e a candidatos que se enquadram na Lei 12.711/2012 – que prevê cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas. A quantidade de vagas ofertada pela UFT, por curso e modalidade, pode ser consultada no Termo de Adesão ao Sisu.

Para participar do processo seletivo unificado os candidatos não podem ter zerado na redação do Enem. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do Sisu na internet, quando cada estudante poderá fazer até duas opções de curso, na mesma instituição ou em instituições diferentes. Durante o período de inscrições o candidato poderá alterar suas opções com base na classificação parcial e na nota de corte dos candidatos que serão disponibilizadas diariamente para consulta.

Os resultados serão divulgados pelo MEC no dia 26, em uma única chamada, considerando os candidatos mais bem classificados em cada curso. Quem não for selecionado para a primeira opção de curso na chamada regular vai poder participar de uma lista de espera, manifestando interesse do dia 26 de janeiro até o dia 6 de fevereiro, para chamadas posteriores realizadas pelas próprias instituições de ensino para as vagas não ocupadas.

As aulas do primeiro semestre letivo de 2015 devem começar no mês de maio na UFT.

A UFT participa do Sisu desde 2010, e em 2014 realizou seu último Vestibular para concorrência geral nos cursos de graduação. No entanto, ainda este ano será realizado um Vestibular para os cursos de Educação do Campo dos câmpus de Arraias e Tocantinópolis, com oferta de 120 vagas cada, e para o novo curso de Letras-Libras em Porto Nacional, com 40 vagas.
Fique atento:
– Para se inscrever no Sisu o candidato precisa apenas de seu número de inscrição no Enem e da senha cadastrada no sistema do exame, mas deve ficar atento aos documentos exigidos para a efetivação da matrícula, caso seja selecionado, conforme o item 5 do Termo de Adesão da UFT.
– Cabe exclusivamente ao candidato certificar-se de que os requisitos estabelecidos pela instituição para concorrer às vagas reservadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas e ao Sistema de Cotas para Indígenas e Quilobolas sejam cumpridos, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga.

– As inscrições para o Sisu podem ser feitas a partir do dia 19 de janeiro até as 23h59 do dia 22, considerando o horário de Brasília.

Mais informações no Termo de Adesão ao Sisu da UFT, no site do Sisu e no Edital nº 01/2015 do MEC.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Carmolândia publica novo decreto de combate a pandemia do coronavírus

O prefeito de Carmolândia, Neurivan Rodrigues, reuniu, nesta quarta-feira, 3, com o secretário  de  saúde do município, Daniel Carneiro, para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus...

Prefeitura de Gurupi firma termo de cooperação técnica com Governo do Estado

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o vice-prefeito, Gleydson Nato, participaram nesta quarta-feira, 03, de uma reunião no Palácio do Araguaia, em Palmas, com o Governador Mauro Carlesse, que...

Adriana Aguiar acompanha andamento de obras em escolas e visita espaço direcionado a práticas esportivas, em Araguaína

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhada dos superintendentes de Juventude, Esportes e Lazer, Clay Rios, e de Administração, Infraestrutura e Obras, Rômulo Junior, esteve...

Câmara anuncia novas medidas restritivas para conter o avanço do covid-19 na cidade

A Câmara Municipal de Araguaína, respeitando os atuais protocolos de segurança à saúde e considerando as medidas restritivas já decretadas pelo Executivo Municipal de Araguaína, especialmente no Decreto de n°...