O IMPAR é a entidade responsável por gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da prefeitura Municipal de Araguaína. Ele também é responsável pela manutenção permanente do cadastro dos beneficiários e da gestão dos fundos e recursos arrecadados, além de adequar os benefícios previdenciários aos requisitos e critérios fixados pela legislação federal para o Regime Próprio de Previdência Social, que visa dar cobertura aos riscos que estão sujeitos os beneficiários, bem como garantir meios de subsistência nos eventos de invalidez, moléstia profissional, doença, acidente em serviço, idade avançada, reclusão e morte, além de proteger a maternidade e a família.
Rombo nas contas do IMPAR
Nos últimos dias, vários questionamentos surgiram sobre a forma de como o órgão vem sendo administrado aos longos dos anos na câmara municipal. A conselheira Maria Mercês usou a tribuna da câmara para denunciar possível rombo financeiro no instituto de previdência do município de Araguaína: “A muito venho chamando a atenção dos nobres parlamentares para o problema do (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Araguaína) IMPARe não tenho sido ouvida! A situação em que ele se encontra é muito grave. Só para os senhores terem ideia do tamanho do rombo na instituição, de 2007 para cá a prefeitura de Araguaína deixou de repassar para o instituto cerca de mais de 30 milhões. Além disso, aconteceu cinco parcelamentos com ministério da previdência e ainda no iniciou de 2013 foi feito outro parcelamento de 3 milhões, gerando uma dívida da prefeitura com IMPAR na ordem de mais de 35 milhões de reais. Quero aqui resaltar que também no ano de 2013 a prefeitura deixou de repassar ao IMPAR mais de 4 milhões em nome de uma financeira que não me recordo neste momento. Já em 2014 a prefeitura deixou de repassar em 7 meses cerca de 8 milhões de reais, visto que o município tem que repassar todos os meses 1,200 milhões de reais. Tenho documentos que provam que o município deve ao IMPAR mais de 50 milhões de reais.
O instituto fez um levantamento em 2013 que aponta que nos próximos anos o órgão teria que ter depositado em sua conta cerca 160 milhões, ou seja, hoje o instituto teria cerca de 260 milhões na sua conta e neste momento só tem 100 milhões.
O que diz o vereador
O líder do prefeito Ronaldo Dimas, Luzimar Coelho, rebateu as críticas jogando a culpa nas gestões passadas: “Me lembro muito bem de quando o IMPAR foi criado na gestão do ex-prefeito Paulo Sidney para que os funcionários tivessem garantido uma aposentadoria digna e com segurança, visto que ele teria vencimento de receita com a majoração dos seus rendimentos. Não foi nesta gestão atual que se implantou essa forma de administrar o IMPAR, até porque nós pegamos o instituto com muitos débitos atrasados e vários problemas. Inclusive aqui na câmara, votaram-se proposituras que se tratava das questões de financiamento no ano anterior. Agora não dá para saber se o IMPAR chegou à situação que se encontra hoje porque no passado houve omissão ou falta de compromisso das gestões anteriores.” Disse Luzimar.
Solução para resolver os problemas
Maria Mercês apontou uma saída para resolver os problemas no órgão: “ Só vejo uma saída para o nosso futuro: não comprometer mais o IMPAR com a má gestão e colocar funcionários de carreira para administração dos recursos do órgão. Se continuar da maneira que está, com o IMPAR sendo administrado pelo município, ele vai se acabar e os nossos funcionários terão sua aposentadoria comprometida, ou seja, não podemos mais deixar a raposa vigiando o galinheiro.” Disse ela.