ENTREGA DO PREMIO FESTIVAL GASTRONOMICO DO PEIXEFomentar o turismo, a consciência ambiental e a culinária do peixe, esses foram os objetivos da Semana do Peixe, que premiou na noite de ontem, 04, os vencedores do III Festival Gastronômico do Peixe, realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a Embrapa. Em sua 3ª edição, o Festival da Semana do Peixe de Palmas aconteceu em nove restaurantes da Capital que, no período de 14 a 18 de outubro ofereceram aos clientes pratos especialmente preparados para o evento, utilizando o que nossos rios têm de melhor: Pirarucu, Surubim e Tambaqui. Foram premiados três restaurantes em diferentes categorias: O Restaurante Quadra Contemporânea recebeu a maior nota quando se fez a média ponderada das notas dos jurados com a nota do público, o Restaurante Expresso Sushi JK obteve a maior nota por voto popular e o Restaurante Choupana do Lago teve a maior nota no atendimento, considerado pelo público.

 Segundo o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Amilton Rodrigues, durante a Semana do Peixe foram ministradas palestras, oficinas e concursos de redação e pela terceira vez o festival gastronômico. “Nossa proposta é estimular o consumo e a produção do pescado no Estado e os restaurantes foram nossos grandes parceiros para alcançar esse objetivo”, destacou.

 Vencedor do festival, na categoria voto popular, o chef do Expresso Sushi JK, embaixador da gastronomia do Tocantins e também vencedor do prêmio Dólmã, Thiago Siintani, destacou que essa ação permitiu que a população conhecesse mais os peixes nativos. “Há um grande consumo de espécies de pescado que não são da nossa região, como o salmão. Mas o festival mostrou que o nosso tambaqui, pirarucu e surubim podem ser tão saborosos quanto e serem aplicados nas mais diversas culinárias”.

 

O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal juntamente com a Superintendência Federal da Pesca. Para o gerente regional, Vandeir Silva, participar desse evento é de suma importância, pois a Caixa tem papel importante no desenvolvimento social. “O evento traz para o Tocantins desenvolvimento e uma consciência muito grande para a população em termos de saúde e principalmente turismo que é um dos responsáveis por impulsionar negócios para o nosso Estado”, finalizou.