O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que está preso desde janeiro por sua omissão diante das invasões do dia 8 de janeiro em Brasília, teve um mandato de busca e apreensão expedido pelo IBAMA na sua casa nesta sexta-feira (25), de acordo com o UOL

Em nota, o órgão informou que a atividade foi embargada e notificou o ex-ministro para que sejam apresentadas informações sobre os animais registrados no sistema que não foram encontrados no local.

Torres foi autuado por irregularidades como utilizar animais em desacordo com a autorização existente, por inserir dados falsos no sistema e por mutilação. O ex-secretário de Segurança Pública do DF também foi multado, mas disse que ele vai recorrer. A multa é de R$ 54 mil, segundo o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), que também participou da ação.

Ainda segundo o IBRAM, a ação foi um desdobramento de investigação iniciada no ano passado a partir da identificação de informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), como o registro de ave sob responsabilidade de Torres em nome de outra pessoa. Entretanto, nenhuma ave foi levada do local e o órgão não explicou o motivo.

sputniknewsbrasil