Ocorreu neste final de semana, de 3 a 5 de novembro, no Parque Sussuapara, na Região Norte da Capital, o  3º GP de Motocross, um evento tradicional que reuniu pilotos de todo o país, apaixonados pelo esporte e premiou esportistas tocantinenses. Tudo ocorreu numa megaestrutura montada pela Associação Tocantinense de Pilotos de Motocross (ATPM).

“O evento tem por finalidade fomentar a prática esportiva e aquecer o comércio local, melhorando a economia de vários setores”, destacou o presidente da ATPM Rafael Balena.

Apaixonado e incentivador do esporte, Balena conta que a corrida foi um sucesso. “Tivemos a participação de pilotos de todo o Brasil, com atletas de renome nacional. Foram 10 categorias, desde a infantil com pilotinhos a partir de 4 anos de idade, até pilotos mais experientes chamados de cinquentões”, conta.

O destaque do campeonato foi para o campeão estadual da MX TO, que ganhou as duas principais categorias, a MX1 e Nacional Pró, Marcos Vinícius Garcia. O jovem piloto, de Colinas do Tocantins, levou a melhor nas  duas baterias acirradas. “Para nós que somos atletas apaixonados pelo esporte ver um evento desse tamanho acontecendo, com tanta gente prestigiando, já é uma grande alegria. Vencer, então, é consequência do esforço. Estou muito feliz”, comemorou.

Como ele, a atleta e irmã Dra. Mágda Klein, como é conhecida, levou para casa o 1º lugar na categoria Feminina. “O motocross é um esporte para nós mulheres também e eu estou aqui para mostrar que podemos ser campeãs e viver essa paixão. Desde pequena fui incentivada e apoiada pela minha família e essa é uma vitória para todos nós”, disse.

Na categoria infantil, o piloto Heitor Tonelline, 4 anos, ficou em 1º lugar. Ele já é destaque desde pequeno por participar do Campeonato Brasileiro de Motocross.

Na MX 5, pilotos acima de 50 anos de idade, o prêmio ficou com piloto palmense Alexandre Coelho.

Na categoria MX3 e MX4, pilotos acima de 35 e 40 anos, o prêmio foi para a ‘lenda viva’ do motocross, Wiliam Foguete, que levou a melhor nas duas baterias. Ele já foi premiado em diversas corridas estaduais e nacionais.

Já na categoria MX Iniciante, o jovem piloto Henrique Terra, 16 anos, mostrou que tem talento e vai longe no esporte.

Outra Categoria importante, a MX intermediária, contou com a participação de pilotos de maior nível que mostraram sua garra e capacidade. Quem levou a melhor conquistando o 1º lugar foi Dr. Bruno de Paula, que está de volta às pistas depois de alguns anos sem competir.

Os equipamentos dos pilotos também tiveram destaque. Uma categoria especial, intitulada motos nacionais, que são motos fabricadas no Brasil, deu a vitória ao piloto portuense Diogo Pinto, que demonstrou muita competência na pilotagem.

A ATPM promete continuar movimentando o cenário esportista para o motocross e quer realizar novas edições do evento seguindo o calendário de eventos da Associação. “Tivemos 100% de aproveitamento com pontualidade, segurança, conforto e o mais importante, respeito ao público presente e aos pilotos que vieram de longe para participar”, conclui o presidente Rafael Balena. (Da Assessoria de Imprensa)

Ana Cássia Costa