Estado
Governo vai investir R$ 1 mi na reforma do Parque do Cantão e construção de espaço para divulgar unidades de conservação

O governo do Estado vai reformar a infraestrutura do Parque Estadual do Cantão (PEC) e construir o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação. As obras serão realizadas com recursos decorrentes da medida compensatória ambiental, no valor de R$ 1,03 milhão, em função da construção da Ponte Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, que liga os municípios Lajeado e Miracema.
O Parque Estadual do Cantão tem mais de 90 mil hectares e foi criado em 1998, abrangendo os municípios de Caseara e Pium. Já o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação será construído em Palmas, no centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins).
Conforme o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Stalin Júnior, a necessidade de reforma da infraestrutura do Cantão se deve a um incêndio criminoso que ocorreu em 2012. “Com esse recurso, iremos reformar toda a estrutura física que foi incendiada como, por exemplo, a garagem, alojamento, píer, rampa, guarita, centro de visitação e casa da gerência para, assim, proporcionar melhores condições para os pesquisadores e turistas que frequentam ou querem conhecer o local”, explicou.
De acordo com Stalin Jr., o Centro de Divulgação das Unidades de Conservação tem a finalidade de diminuir os custos com estandes que são montados durante a exposição e que são utilizados para apresentar e divulgar as Unidades de Conservação do Estado, como também, para o Naturatins ter um local definitivo dentro da feira.
Recurso
A medida compensatória foi estabelecida pelo impacto ambiental causado sobre o meio ambiente durante a construção da ponte sobre o Rio Tocantins que liga Lajeado a Miracema. O Termo de Compromisso foi celebrado entre o Naturatins e a Agência de Máquinas e Transporte (Agetrans) no dia 26 de maio objetivando o cumprimento da compensação ambiental instituída através do decreto nº 4.340, de 22 de agosto de 2002, que estabelece a exigência do empreendedor apoiar a implantação e manutenção de Unidades de Conservação no caso de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental.
Cantão
O Parque Estadual do Cantão é formado pelos biomas cerrado e floresta amazônico, com elementos representativos do pantanal, sendo esta uma região de elevado interesse científico, tecnológico, econômico e social. Para visitar o parque e fazer trilhas ecológicas, que podem ser feitas por terra ou por água, observação da fauna e da flora é necessário agendar com a gerência através do telefone (63) 3379-1438.
Shara Rezende/ ATN
Estado
Câmara Municipal aprova requerimento sobre Centro de Referência de Enfrentamento à Violência contra as mulheres

Estado
Dança Tocantins divulga os campeões da etapa regional de Araguaína
Mais votados nas categorias solo e grupo seguem na competição para a fase estadual.

O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões pela Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, nas categorias solo e grupo. Os vencedores desta e de outras etapas regionais se classificaram para a disputa na fase estadual, prevista para ocorrer, presencialmente, no dia 5 de agosto de 2022, em Palmas. A DRE de Araguaína é a 11ª região a divulgar os finalistas do concurso.
A apresentação mais votada na categoria solo foi da estudante Evellyn Gomes Valadão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Jorge Humberto Camargo, em Araguaína, somando 1.203. O Grupo Laços de Tradição, composto por Adrielli Morais, Lara Lohany, Lucielle Morais e Morgana Sousa, conseguiu um total de 1.661 votos, e representa o Colégio Estadual Ada de Assis Teixeira, localizado em Goiatins. As votações públicas das etapas estaduais são feitas virtualmente pelos seguidores do perfil oficial do concurso no Instagram @danca.tocantins.
As competições ocorrem em formato de batalhas entre dois ou três estudantes, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtêm o maior número de votos se classifica para a disputa seguinte. Caso haja empate, a disputa é prorrogada em duas horas até que seja definido o campeão da regional.
Dança Tocantins
O I Dança Tocantins das Escolas Estaduais é uma ação do Governo do Tocantins, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), cujo objetivo é incentivar a prática desta manifestação artística de expressão corporal e cultural. Por intermédio da dança os estudantes podem exercitar novas formas de expressão e comunicação, descobrindo linguagens corporais que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.
A promoção da arte nas escolas também ajuda na redução do abandono escolar, por intermédio do resgate dos projetos artísticos estudantis e do fortalecimento socioemocional dos jovens e adolescentes.
Cristiano Viana/Governo do Tocantins