O Governo do Tocantins recebeu nesta quarta-feira, 24, em Palmas, 13 caminhões que serão distribuídos aos municípios tocantinenses, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), para equipar e modernizar as Centrais de Recebimento e Distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo a agricultura familiar, fomentando a economia local e atendendo as entidades cadastradas que beneficiam famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional nos municípios.
“Ao todo serão adquiridos 14 caminhões, porém um ainda não foi liberado por conta dos trâmites burocráticos do processo licitatório. Serão distribuídos também aos municípios câmaras frias, freezers horizontal e vertical, balanças eletrônicas de 30 kg e 300 kg, computadores, condicionadores de ar, paletes, monoblocos, mesas de escritório, cadeiras e impressoras”, informou a titular da Setas, Wande Mary.
De acordo com a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, Jéssica Santana Oliveira, o processo de aquisição e implantação dos equipamentos está sendo acompanhado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). “Os municípios receberão orientação sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos, objetivando assegurar a qualidade sanitária dos alimentos e evitar o desperdício”, explicou.
Para o governador Mauro Carlesse, o programa vai melhorar os centros de distribuição de alimentos para que possam garantir mais qualidade aos consumidores. “Vamos fortalecer a agricultura familiar, dando mais apoio e estrutura, além de garantir a segurança alimentar da população. Essa é uma prática que nós levamos a sério e também integra nossas ações de um governo municipalista, já que todos os municípios do Estado serão contemplados com os kits”, disse.
O programa é realizado por meio de um convênio entre o Governo do Tocantins e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e conta com recursos da ordem de R$ 5,2 milhões entre verba federal e contrapartida do Estado. Os kits devem ser entregues até o início de 2019.
Distribuição dos Kits
Todos os 139 municípios serão contemplados com os kits, que o Governo do Tocantins vai entregar para as prefeituras. Em 14 cidades do Tocantins, com população acima de 15 mil habitantes, além dos kits, eles também vão receber câmaras frias e um caminhão frigorífico completo.
Fazem parte desses 14 municípios: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis.
Agricultura Familiar
Além de garantir a Segurança Alimentar e Nutricional, o programa vai beneficiar a agricultura familiar que vende seus produtos ao Estado, por meio do PAA. O repasse dos alimentos às instituições é feito pelos centros de distribuição dos municípios. “Esse programa vai melhorar esses centros para que eles possam garantir mais qualidade aos consumidores. Com isso, vamos também fortalecer a agricultura familiar em todo o Tocantins”, disse Wande Mary.
“Produtores da agricultura familiar que não tinham como fazer o transporte dos seus produtos, o armazenamento, agora contarão com o apoio do governo. Além disso, também vamos garantir a segurança alimentar de quem consome esses produtos, capacitando os profissionais das Centrais de Recebimento e Distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos”, complementou a secretária.
Jesuino Santana Jr/Governo do Tocantins