O governo do Tocantins firmou parceria, por meio de Protocolo de Intenções, com o banco chinês Chima Development Bank Corporatione e a ZTE Corporation, indústria do setor de comunicações. A assinatura aconteceu com as presenças da presidente Dilma Rousseff e de Xi Jinping, presidente da Republica Popular da China, nesta quinta-feira, 17, no salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia deu início às comemorações pelos 40 anos de relações institucionais estabelecidas entre Brasil e China.

De acordo com o documento assinado pelo governador do Estado, Sandoval Cardoso, o China Development Bank Corporatione, banco chinês voltado para financiamento de projetos de desenvolvimento sócio-econômico, considerou o potencial de atração e viabilização do Tocantins, em investimentos financeiros voltados para as áreas estratégicas, especialmente de Tecnologia de Comunicação e Informação, que é fundamental para o desenvolvimento do Estado.

O governo Chinês considerou ainda, a implementação por parte do governo do Tocantins do Programa de Modernização da Infraestrutura da Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Tocantins (Protic), no valor total estimado em US$ 117 milhões.

O protocolo tem por objeto manifestar o interesse do Banco em realizar operações de crédito para investimento no Estado, no valor total estimado em US$ 100 milhões, com a indicação pelo Banco da ZTE e suas afiliadas em executar o projeto no Estado, utilizando toda sua capacidade e conhecimento tecnológico, para viabilizar o Protic, respeitada a legislação em vigor.

O governador avaliou a iniciativa e atribuiu a parceria à credibilidade do Tocantins e seu alto potencial de atração de investimentos. “O China Bank trabalha com projetos específicos, assim como  o BNDES trabalha aqui no Brasil, e só faz operações autorizadas pelo governo da China. E a ZTE é uma empresa conceituada internacionalmente como uma das mais avançadas e de total credibilidade também. O Tocantins foi contemplado com essa parceria por ser um Estado que chama atenção pelo seu poder de atração de empreendimentos e também pelo potencial para novos projetos tecnológicos. Estamos muito felizes em ter assinado este protocolo de intenções, com a presença do presidente da China e da nossa presidente Dilma Rousseff”, afirmou.

Protic

O Programa de Modernização da Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado consiste na implantação de uma solução completa e integrada com o intuito de viabilizar a plena conexão digital e de alta capacidade entre os órgãos da administração pública, as instituições da sua competência, os seus municípios e sua população para melhorar a eficácia dos serviços prestados e possibilitando a oferta de novos serviços dentre eles, a implantação de um Datacenter centralizado, modernizado e virtualizado; infraestrutura de rede, incluindo rádios e fibra óptica e implantação de rede de dados em banda larga, com e sem fio para os 139 municípios do Estado.

Adriana Borges/ Assegov