sáb. fev 27th, 2021

Governo e empresa firmam parceria para aproveitar resíduos do capim dourado

450O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a empresa Beraca e agricultores familiares extrativistas de comunidades rurais firmaram acordo para aproveitamento dos resíduos do capim dourado. O acordo aconteceu durante visita dos técnicos da Coordenadoria de Apoio à Agroindústria, que ocorreu de 29 de setembro ao último dia 03, em comunidades extrativistas (especificamente de capim dourado), localizadas em três municípios que fazem artesanatos com a planta no Tocantins. 

As comunidades estão localizadas nos municípios de São Félix (povoado do Prata – Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores), Mateiros (Mumbuca – Associação do Capim Dourado e Associação Comunitária dos Artesões e Pequenos Produtores) e Ponte Alta do Tocantins (Associação dos Artesões de Capim Dourado Pontalense).

A empresa Beraca iniciou os primeiros contatos com a Seagro e os produtores nas comunidades ainda em 2012. Os resíduos resultantes da atividade até o presente momento eram queimados ou descartados. “A empresa especializada em pesquisas de produtos extrativistas possui vasta experiência em produtos de forma sustentável, ou seja, explora a matéria-prima sem agredir a natureza”, enfatizou o coordenador de Apoio à Agroindústria da Seagro, Telmo Gosch.

Nas negociações ficou firmado que a empresa colherá a matéria-prima nas comunidades nos meses de abril e dezembro de cada ano, sendo a primeira entrega do material em abril de 2015. A Beraca utilizará a essência da matéria-prima do capim dourado para produtos da indústria cosmética.

Beraca
A Beraca é uma empresa brasileira com sete unidades no Brasil, atuando no ramo há mais de 50 anos, em território nacional e com distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. A empresa é especializada no desenvolvimento de tecnologia, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de indústria de alimentos, bebidas e cosméticos.

Bioma
O bioma tocantinense é riquíssimo em matérias-primas extrativistas, especificamente, em produtos como capim dourado, pequi, buriti, babaçu, plantas, frutos e essências nativas do cerrado. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso pela Polícia Civil após ser flagrado com mais de 100 kg de maconha no carro

Em mais uma ação em desfavor do tráfico de drogas, a Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (1ª DENARC – Palmas) e o Grupo de Atuação Especial...

Governador Mauro Carlesse lança PMTO Mobile e preside passagem de comando no 4° BPM de Gurupi

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde de quinta-feira, 25, em Gurupi, o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no...

Educação estima que mais de 3 mil crianças não estão matriculadas em Araguaína

Mais de três mil pais ainda não matricularam seus filhos em Araguaína, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Educação. As escolas e creches municipais de Araguaína retornaram às atividades, no...

Prefeito Neurivan Rodrigues busca recursos em Brasília junto aos deputados federais

Com objetivo de viabilizar recursos para realizar obras no município de Carmolândia a fim de melhorar a qualidade   de vida da população, o prefeito Neurivan Rodrigues está em Brasília em...