sexta-feira, outubro 17, 2025

Governador Wanderlei Barbosa celebra legado histórico de Taquaruçu durante edição do Capital por um dia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, neste domingo, 1º de junho, da solenidade de transferência simbólica da sede dos poderes Executivo e Legislativo de Palmas para o distrito de Taquaruçu. A ação integra o Capital por um dia, previsto na Lei Orgânica do Município.

A Lei Orgânica do Município, que institui a transferência simbólica da capital para Taquaruçu no dia 1º de junho, é de autoria do governador Wanderlei Barbosa, na época vereador de Palmas. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual foi homenageado pela Câmara Municipal, em reconhecimento à sua iniciativa. “A Câmara Municipal foi a grande protagonista por esse ato, os vereadores antigos são responsáveis, também, por esse momento. Taquaruçu guarda parte importante da memória de Palmas e do povo tocantinense. Participar deste momento é celebrar as nossas raízes e reconhecer a história daqueles que ajudaram a construir nossa capital”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enfatizou o papel fundamental de todos aqueles que participaram da construção da capital. “Somos muito orgulhosos de Taquaruçu, meu saudoso pai [Siqueira Campos] foi um grande entusiasta para criação da capital e aqui temos figuras que continuam contando a nossa história, como o primeiro prefeito da cidade, Fenelon Barbosa, que é daqui, sendo prefeito duas vezes, uma em Palmas e Taquaruçu. Seguimos esse legado e somos parte dessa história”, ressaltou o prefeito.

Durante a programação, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou uma sessão ordinária no Colégio Militar Duque de Caxias, que contou  com a presença de autoridades estaduais e municipais. Na oportunidade, personalidades da capital foram homenageadas.

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Marilon Barbosa, reforçou a importância da iniciativa para a história de Palmas.  “Tenho muito orgulho de dizer que foi daqui, de Taquaruçu, que nasceu a nossa capital. Essa é uma terra que gerou grandes líderes. Hoje [domingo, 1º de junho] estamos valorizando  o nosso distrito, relembrando o início e reforçando que continuamos acreditando em Palmas”, pontuou.

Capital por um dia

Em 1º de janeiro de 1988, Taquaruçu foi desmembrado do município de Porto Nacional. Com a posse de Fenelon Barbosa como primeiro prefeito de Palmas, o então distrito de Taquaruçu do Porto tornou-se sede administrativa da capital durante sua construção. Foi somente em dezembro de 1989 que a sede foi transferida oficialmente para a área onde hoje está localizada Palmas.

Há 19 anos, a mudança simbólica da capital para Taquaruçu é realizada como forma de homenagem à sua contribuição histórica. Nesse período, o distrito se transforma, por um dia, na sede do governo e da Câmara Municipal de Palmas.

Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Últimas notícias

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para a CCJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Produtor é multado em R$ 500 mil por desmatamento de quase 100 hectares em Palmeiras

Um proprietário rural foi autuado por desmatar quase 100...

Seis em cada dez brasileiros afirmam nunca ter desmatado, revela pesquisa nacional

Uma pesquisa recente sobre consciência ambiental revelou que 60%...

MPTO recomenda regularização dos serviços de radiologia do Hospital Regional de Gurupi

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da...

Oposição aponta influência de Irajá em demissões no Estado e diz que “vontade do povo não está prevalecendo”

A oposição ao governo Laurez Moreira tem acompanhado com...

Artigos Relacionados

Categorias populares