domingo, outubro 19, 2025

Governador Wanderlei Barbosa assina Carta de Brasília e vê com otimismo pautas apresentadas ao presidente Lula

O governador Wanderlei Barbosa apresentou nesta sexta-feira, 27, demandas do Tocantins no Fórum de Governadores, em Brasília, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “Trouxemos a proposta de dar continuidade da BR-010; a ponte que liga Caseara até Santana do Araguaia, no Pará; a ponte sobre o Rio Tocantins, que liga Carolina, no Maranhão, até Filadélfia, no Tocantins; e outras pautas. Tratamos de diversas pautas, todas muito importantes”, afirmou.

Em mensagem aos tocantinenses, o chefe do Executivo Estadual enfatizou o processo democrático do Fórum dos Governadores. “Aqui ocorreu o encontro de todas as ideologias, respeitando cada sentimento, cada escolha do povo brasileiro. Isso é o que queremos, trabalhar de maneira conjunta, em parceria com o Governo Federal”, ressaltou.

Carta a Brasília

Ainda durante o Fórum, o presidente Lula e os gestores estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal assinaram um documento intitulado Carta de Brasília. Também decidiram criar um Conselho da Federação, que deve ser composto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e por representantes dos chefes estaduais, com indicação dos consórcios regionais e das entidades municipais.

Ofício encaminhado ao presidente Lula

Sobre as demandas do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa entregou ofício requerendo obras de infraestrutura e o processo de federalização da rodovia TO-335. “As pautas do Tocantins foram apresentadas pelo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, e pelo presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador do Pará, Helder Barbalho”, explicou Wanderlei Barbosa.

No ofício encaminhado ao presidente Lula, por meio da Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, foram apresentadas as seguintes demandas: a construção da ponte sobre o Rio Tocantins, ligando os municípios de Filadélfia-TO a Carolina-MA; a pavimentação do trecho da Rodovia TO-110, entre o município de São Félix do Tocantins e o estado da Bahia, que liga os principais roteiros turísticos do Parque Estadual do Jalapão; e, por fim, a federalização da TO-335, que liga a fronteira do estado do Pará, no município tocantinense de Couto Magalhães, passando por Colinas do Tocantins, até o entroncamento de Palmeirante do Tocantins, onde fica o porto seco da Ferrovia norte-Sul, atuando como área de escoamento da produção dos estados do Tocantins e Piauí.

Governo do Tocantins

Últimas notícias

Governador Laurez Moreira participa da tradicional cavalgada de Ananás em comemoração aos 62 anos do município

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado,...

Cavalgada de Ananás reúne multidão e se consolida como uma das maiores do Bico do Papagaio

A manhã deste sábado (18) foi marcada por um...

Deputados que propuserem cassação de Wanderlei Barbosa podem sofrer retaliação do eleitorado

Mesmo afastado temporariamente por decisão judicial, o governador Wanderlei...

Eduardo Gomes na corda bamba: Alinhamento com pautas radicais da extrema direita pode dificultar reeleição

O senador Eduardo Gomes (PL-TO) enfrenta um momento político...

Novo biofungicida controla fungos de solo com até 80% de eficiência

Uma bactéria encontrada no Cerrado pode fortaceler o combate...

Artigos Relacionados

Categorias populares