O rapaz de 23 anos ainda teria divulgado um vídeo em que debocha da situação. Caso foi denunciado pela Defensoria Pública.

O filho de uma mulher diagnosticada com o novo coronavírus foi flagrado por moradores de Guaraí, na região central do Tocantins, passeando pela cidade. O jovem de 23 anos foi visto no comércio e em uma agência bancária após o diagnóstico da mãe. A pedido da Defensoria Pública do Tocantins, que denunciou o caso, a Justiça determinou o isolamento compulsório dele na noite desta quinta-feira (30).

De acordo com os autos da Ação Civil Pública, o rapaz tinha sido notificado para ficar em casa na última terça-feira (28) e recebido um aviso de que teria que fazer exames porque tinha sintomas da doença. Ele apresentava tosse e febre.

O defensor público Evandro Soares Silva disse que mesmo assim o rapaz foi visto andando pela cidade sem máscara de proteção. Ele também teria entrado na área dos caixas eletrônicos de um banco quando outros clientes ainda estava lá dentro.

Também circularam nas redes sociais vídeos em que o jovem debocha da gravidade da doença e diz que se trata apenas de ‘uma gripinha [SIC]’. Não foi informado se os vídeos foram gravados antes ou depois da mãe dele ser diagnosticada com a doença.

A denúncia do comportamento foi feita à Defensoria pela Vigilância Sanitária do Município. Na ação, foi pedido ainda que ele não possa emitir publicamente a opinião que tem sobre a doença, já que ela contraria todas as pesquisas científicas feitas sobre a Covid-19 e as recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais. Essa parte do pedido foi negada pela Justiça.

O juiz Manoel da Faria Reis Neto decidiu que ele deve ficar em isolamento por 14 dias ou até ter exame com resultado negativo para a doença. Ele estabeleceu multa diária de R$ 500, até o limite de R$ 20 mil, em caso de desobediência.

Fonte G1 Tocantins