Alegria, movimento e integração marcaram o Festival Paralímpico 2022, realizado neste sábado, 25, na Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína. O evento nacional visa oferecer às crianças e jovens deficientes a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social por meio do esporte.

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na realização do festival. O evento em alusão ao Dia do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro, é realizado simultaneamente em 100 municípios do Brasil.

Esta é a 4ª edição do Festival no Estado e reuniu cerca de 200 participantes, entre estudantes e professores, de 29 unidades escolares incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína.

Os estudantes participaram das atividades lúdicas desenvolvidas em forma de circuito, com três estações. “Apresentamos a eles algumas modalidades do atletismo, como o arremesso de dardo, também a bocha e o parabadminton. Muitos deles estão tendo esse primeiro contato com o esporte paralímpico hoje e esperamos que esse momento desperte neles o desejo de serem paratletas “, relatou o professor da Apae de Araguaína, Hamilton Alves.

Vitor Manoel, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, já é veterano no paradesporto e revelou que o esporte tem sido responsável por inúmeras mudanças em sua vida.  “O Festival é muito bom porque mostra como as pessoas deficientes podem participar do esporte. Hoje eu sou o 4° melhor no Brasil (classe 36). O paradesporto mudou tudo na minha vida. Sou muito mais feliz”, contou empolgado.

Para Natálya Araújo, de 14 anos, também de Araguanã, além de despertar o interesse pela prática esportiva, o festival ainda contribui para a socialização. “Quando a gente chega e conhece tantos deficientes, vê cada um praticando um esporte, isso traz uma motivação pra quem acha que não consegue. Amei esse festival”, avaliou.

Conforme a técnica de desporto da Seduc, Keilla Gonçalves , Araguaína foi escolhida para sediar o evento devido a participação expressiva das escolas da Regional nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovido pela Pasta.

“O Festival Paralímpico é o mais importante da América Latina. No Tocantins, nos três anos anteriores,  foi sediado em Palmas. Em 2022, optamos por  descentralizar e contemplar também os estudantes da região de Araguaína, que tem um grande potencial no padesporto e que vem revelado muitos talento nas unidades escolares “, enfatizou Keilla.

A diretora regional de ensino de Araguaína,  Eulessandra Castilho, destacou a relevância da promoção do evento na cidade. “Estamos muito felizes e honrados em receber esse evento que é tão importante para fomentar a prática paradesportiva e que oportuniza novas possibilidades para a vida desses meninos e meninas”.

Luan Santos Souza, estudante da Escola Modelo de Araguaína, já é fascinado por futebol, e se divertiu ao conhecer as modalidades paradesportivas. “Eu gosto muito de futebol e achei muito legal todas as brincadeiras. Já quero participar de novo”, afirmou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins