Dezenas de terroristas do Daesh e da Frente al-Nusra foram alegadamente eliminados e muitos mais feridos na Síria depois de o exército do país lançar ofensivas nas províncias-chave de Hama, Homs, Damasco, Aleppo, Idlib e Daraa, diz a agência iraniana FARS.
Confrontos violentos entre as forças governamentais sírias e militantes tiveram lugar em Damasco, onde o exército e as Forças de Defesa nacionais assaltaram fortificações dos grupos militantes ao logo de uma das suas rotas principais de abastecimento no leste da província. As tropas sírias conseguiram tomar controle completo da rodovia, segundo fontes.
Na província setentrional de Aleppo pelo menos 12 radicais islâmicos foram mortos em confrontos na quarta-feira (16) quando o exército atacou posições de terroristas em Rasm al-Sahrij e Abad na parte rural no sudoeste da província. Adicionalmente o exército destruiu as posições da frente al-Nusra na própria cidade de Aleppo, os combates tiveram lugar em vários bairros lá, inclusive em al-Sheikh Lutfi, Hanano, Karm al-Tahhan e al-Jazmati.

Em Idlib uma série de ataques aéreos foram lançados por aviões militares do exército sírio que alvejaram bastiões terroristas no sudeste da província. Mais uma grande ofensiva foi efetuada na cidade de Daraa no sul da província onde as forças sírias causaram severas baixas de terroristas do Daesh em destruir as suas posições nos bairros de Aba Zaid e al-Manshia.
Além dos esforços antiterroristas do exército sírio vem a campanha aérea russa que iniciou em 30 de setembro, quando mais de 50 aviões de combate russos, inclusive Su-24M, Su-25 e Su-34 iniciaram ataques de alta precisão contra as posições do Daesh na Síria após pedido do presidente sírio, Bashar Assad.