ter. jan 26th, 2021

Exames de mamografia são alvo de Recomendação do MPE em Gurupi

A recorrente denúncia de pacientes e familiares sobre a demora excessiva na elaboração e entrega de laudos de exames de mamografia, em Gurupi, levou o Ministério Público Estadual (MPE) a expedir Recomendação ao Secretário Estadual de Saúde para que adote, com urgência, as providências necessárias para assegurar agilidade na realização dos exames aos pacientes atendidos no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Segundo o autor do documento, Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, as denúncias apontam que a espera ultrapassa os seis meses, em alguns casos. E destacou que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, e que a detecção precoce é imprescindível para garantir sucesso no tratamento.

O Promotor de Justiça ainda informou que, em 2016, foi instaurado um Inquérito Civil Público para apurar a falta de médicos responsáveis por confeccionar laudos de exames de mamografia no HRG. Na ocasião, a direção do HRG informou ter aumentado a carga horária desses médicos, no entanto, o que restou constatado é que a elevada demanda reprimida de exames a laudar ainda é alta e supera o número de 150 exames.

Com base nos fatos apresentados, solicitou ainda que o Secretário adote, com urgência, providências para garantir a confecção e entrega de todos os laudos pendentes, no prazo máximo de 30 dias.

Na mesma data, deve ainda ser apresentado um plano de trabalho que mantenha a normalidade e agilidade na realização dos exames e na elaboração e entrega de laudos a pacientes. “Isso será possível com a otimização do funcionamento dos aparelhos de mamografia e das impressoras, e disponibilização de quantidade de profissionais médicos e de radiologia suficientes”, frisou.

Após expirado o prazo estabelecido, o Secretário deve comunicar à 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi as providências adotadas, sob pena da adoção das medidas cabíveis, por parte do MPE, para assegurar o referido direito.

Daianne Fernandes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais 5.400 doses da Coronavac chegam ao Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente,...

Antonio Andrade prestigia posse da nova defensora pública estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB), participou, na manhã desta segunda, 25, da sessão solene de posse da defensora pública geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Ela assume a...

Governador Carlesse prestigia posse de nova defensora pública-geral

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou na manhã desta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), da sessão solene de posse da defensora pública Estellamaris Postal...

Palmas: CIBS é acionada e resgata corpo de jovem afogado na Praia dos Buritis

Após duas horas ininterruptas de buscas, bombeiros militares localizaram e resgataram o corpo de um rapaz morto por afogamento na tarde deste domingo, 24, na Praia dos Buritis, região sul...