Destaque
Exame de Capacidade Física do concurso da PM ocorre sem intercorrências

Está sendo realizado sem intercorrências o Exame de Capacidade Física (ECF) do concurso da Polícia Militar do Tocantins desde a última sexta-feira, 20, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Para os candidatos a Aluno-Praça do Curso de Formação de Praças da Saúde e do Curso de Formação de Praças Especialistas (Músicos), os testes do ECF ocorrem até esta segunda-feira, 23. Já para os candidatos do Curso de Formação de Praças (Operacionais), os testes se darão até a próxima quinta-feira, 26, nos três turnos: manhã, tarde e noite.
O candidato que não atingir a performance mínima no exame de capacidade física ou que não comparecer para a realização deste será considerado inapto e, consequentemente, eliminado do concurso público, não tendo classificação alguma no certame.
Ressalta-se que, o candidato que desejar interpor recurso contra o resultado provisório no teste de aptidão física deverá observar os procedimentos disciplinados no respectivo edital de resultado provisório dessa etapa do certame.
O edital de resultado provisório do exame de capacidade física será publicado no Diário Oficial do Estado de Tocantins e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br, na data provável de 8 de setembro de 2021.
Edição: Hilma Costa
Revisão Textual: Hilma Costa
Destaque
Prazo para requerer voto em trânsito encerra dia 18 de agosto
No Tocantins, o voto em trânsito estará disponível em Palmas e Araguaína.

Conforme estabelece o calendário eleitoral, termina no próximo dia 18 de agosto o prazo para solicitação do voto em trânsito. O procedimento trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados. No Tocantins, o voto em trânsito ocorrerá em Palmas e em Araguaína, no Instituto Federal de Educação (IFTO) e Escola Estadual Modelo, respectivamente.
Os pedidos devem ser feitos presencialmente, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar o cartório eleitoral para indicar onde pretende votar e apresentar documento de identificação oficial com foto.
Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. A medida não se aplica a quem estiver no exterior.
Saiba mais sobre o Voto em Trânsito.
Com informações do TSE
Destaque
Número de mulheres aptas a votar nas próximas eleições supera o de homens
Elas representam 52,65% e eles 47,33% de todo eleitorado brasileiro em 2022.

No Brasil, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de mulheres aptas a votar nas próximas eleições é superior ao número de homens. Elas representam 52,65% do total de todo eleitorado brasileiro. Enquanto os homens equivalem a 47,33%. Sendo que as mulheres somam 82,3 milhões de eleitoras e os homens, 74 milhões.
O eleitorado jovem, entre 16 e 17 anos, mesmo sendo voto facultativo, aparece em maior número entre às demais faixas etárias que poderão votar em 2 de outubro. O total é de 2,1 milhões desse público. Um crescimento superior a 50% em relação a 2018, quando o contingente era de 1,4 milhões, segundo os dados da instituição federal.
Outro grupo de eleitores que cresceu foi o das pessoas acima de 70 anos. Em 2018 eram 12 milhões e passou para 14,8 milhões em 2022. Um crescimento de 23,82%. segundo o TSE, só esse público representa 9,52% de todo eleitorado brasileiro. E, assim como acontece com o eleitor jovem e as pessoas analfabetas, o voto desse público ‘setentão’, também é facultativo.
Em todo Brasil serão 156.454.011 pessoas aptas a votar em 2022. Um percentual de 6,21% maior que o registrado em 2018. O que é considerado um recorde da população apta a votar nas próximas eleições.
Eleitorado tocantinense
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o número de eleitores/as tocantinenses em 2018 era 1.039.439 e saltou para 1.094.003 em 2022. Um aumento de 5,24%. Esse total representa as pessoas que poderão comparecer às urnas para escolher seus representantes políticos de forma democrática e transparente para a governança pública.
Ainda de acordo com o TRE, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas é a maior do Estado, com 198.215 eleitoras e eleitores. Araguaína vem em segundo, com 112.913 pessoas cadastradas na 1 ª e 34ª zonas eleitorais e em terceiro vem Gurupi com um total de 58.211 pessoas aptas a votar no próximo dia 2 de outubro.
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e estão disponíveis no site: https://sig.tse.jus.br/ords/dwapr/seai/r/sig-eleicao/home?session=7522332101680