55.3 F
Nova Iorque
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Estado investe no fortalecimento das ações de inspeção e sanidade para ampliar mercado à produção animal e vegetal

Os equipamentos entregues pelo governo são 181 computadores, 122 impressoras e 23 GPSs que vão atender as demandas da sede e dos escritórios locais da Adapec

As ações de inspeção e sanidade no Tocantins serão reforçadas com a entrega de equipamentos feita governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), na manhã dessa quarta-feira, 2, na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), em Palmas. Os equipamentos são três camionetes, 181 computadores, 122 impressoras e 23 GPSs, que vão atender às demandas da sede e dos escritórios locais da Adapec.

Fruto de uma parceria do governo do Estado com o Ministério da Agricultura, os equipamentos entregues foram adquiridos com verbas referentes a dois convênios – sendo um de cerca de R$ 4,5 milhões para área animal e outro de R$ 1 milhão para a área vegetal e que já estavam sendo usados em outras ações.

De acordo com o titular da Seagro, Júnior Marzola, a utilização dos novos equipamentos vai fortalecer ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Adapec. “Nosso trabalho é de defesa e não de punição. E com os escritórios informatizados, esse trabalho vai ser fortalecido. A nossa meta é que a produção do Tocantins alcance cada vez mais mercado, por isso, nossa preocupação com o fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Adapec”, destacou.

Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Marcelo Aguiar Inocente, a ação vai beneficiar diretamente os produtores agropecuários tocantinenses. “A renovação da informatização dos postos de atendimento e dos escritórios da Agência vai dar mais celeridade aos processos. O trabalho será mais produtivo e os produtores agropecuários terão suas demandas, como a retirada do GTA [Guia de Trânsito Animal], atendidas mais rápido. Isso significa desburocratização e seguridade”, explicou.

Segundo o superintendente do Ministério da Agricultura no Tocantins, Mário Márcio de Barros Araújo, o Tocantins, seguindo uma tendência nacional, tem mostrado alto potencial para a agropecuária e a parceria do Estado com o Ministério fortalece ainda mais o setor. “Essa parceria é muito importante não só para o produtor, mas para toda a sociedade. Com esse convênio, por exemplo, hoje já somam 15 veículos entregues, o que fortalece o trabalho e o atendimento ao cidadão”, disse.  

Atualmente, o Tocantins conta com 30 barreiras fiscais e os escritórios locais estão presentes nos 139 municípios tocantinenses, distribuídos em 11 delegacias regionais.  Dos equipamentos entregues, uma caminhonete L-200 foi adquirida com recursos próprios do Estado e será destinada ao município de Pedro Afonso; outra será destinada ao município de Paraíso e a terceira para o programa de Controle e Erradicação da Raiva nos Herbívoros, e ficará na sede de Palmas. Os demais equipamentos atenderão todas as regionais, sendo que os GPSs serão usados no georreferenciamento da área vegetal do Tocantins.

Últimas Notícias

Amélio Cayres marca presença no aniversário de Cachoeirinha e frisa compromisso com avanços para população

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado...

Público aprova segundo dia de Carnaval em Xambioá e elogia organização, segurança e estrutura do evento

O segundo dia de Carnaval em Xambioá, neste domingo...

Circuito da folia fica pequeno para o público na estreia do Carnaval de Xambioá

A cidade de Xambioá, ao norte do Tocantins, deu...

Xambioá abre Carnaval 2026 com multidão no tradicional ‘Bloco das Piranhas’

Evento contou com a presença do prefeito Dr. Mayck...

Veja também