450Teve início nessa quarta-feira, 03, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, a 3ª edição do Fórum das Águas. O evento que tem como tema Água: cuidar para não faltar terá programação com palestras de especialistas, agentes públicos e privados e debates. As discussões vão abordar temas como usos múltiplos, atitudes conservacionistas, potencial hídrico, políticas públicas, dentre outros.

Na abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, falou sobre a importância do Fórum nesses 12 anos de existência. “O evento vem ganhando corpo ano a ano e não tenho dúvidas do quanto esse espaço contribui para aprofundar as reflexões sobre a gestão das águas no Tocantins”, pontuou.
O secretário também destacou o lançamento de um programa que reúne informações de todos os rios catalogados do Estado e que será a base para a construção do Sistema de Informações e Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Tocantins. “Para cuidar das águas e para preservá-las é preciso conhecê-las. Esse sistema vai permitir justamente que a gente conheça a situação dos recursos hídricos do Estado e monitore qualquer tipo de risco”, explicou.

O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Semades. O secretário também citou avanços na gestão pública do setor como a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que está sendo parcialmente executado, a criação dos quatro comitês de bacias hidrográficas.
Fórum

O evento segue até essa quinta-feira, 04, no auditório do Palácio Araguaia e terá a participação de técnicos da Semades nos debates sobre agricultura conservacionista; tratamento de água, poluição, esgoto e lixo; e gestão das microbacias.