Quem passa pelo Estado às margens das rodovias e em parques se impressiona com as esculturas expostas pelos detalhes e tamanhos reais

Quem passa na BR-153 nas cidades de Miranorte, Brasilândia e Rio dos Bois, no Tocantins, se impressiona com as esculturas expostas ao lado da rodovia. São animais, pessoas e frutas típicas da região em tamanhos reais e outros em formatos gigantes. As obras artesanais feitas em cimento são do escultor Vicente de Sousa Ribeiro. Suas obras ainda podem ser vistas em mais seis cidades, como Babaçulândia, Tupiratins e Araguaína.
“Tudo é feito sem maquinário, tudo o que faço é 100% artesanal e também pode ser feito sob medida e até personalizado”, contou o escultor.
Cearense de Canindé, Vicente citou ainda que começou a trabalhar com os padres na fabricação de bonecos de corda. “Mas vi que o negócio não engataria assim. Logo fui aprendendo, na marra e no talento, a fazer trabalhos em cimento, assim, com o desenvolvimento totalmente artesanal”.
Trabalho reconhecido
Com tanto capricho, as esculturas do cearense são famosas em todo Estado do Tocantins, montadas em praças, canteiros, praias, áreas públicas e clubes particulares de lazer. Hoje seu trabalho é reconhecido e admirado. Em Araguaína, as esculturas do artesão podem ser vistas no Parque 3J, com animais e chuveiros personalizados.
Principais obras
Em Itapiratins, os destaques são para o carro de boy, engenho, canoa com dois pescadores, cinco panelas de ferro grande e um pequi com quatro carroças no entroncamento da cidade.
Também no entroncamento, em Brasilândia chamam a atenção um carro de boi, um cavalo puxando um arado, um boi com cavaleiro montado, um casal de idosos trabalhando e três araras canindés grandes.
Em Miranorte, no Posto Patrã, são os animais silvestre que se destacam: leão, lobo guará, tartaruga, tigre de bengala, onça pintada, camelo, capivara com filhote, zebra, elefante, jacaré uçu, caititu, viado mateiro, sucuri, paca, um galho com três macacos, um galho com três araras vermelhas, sete coelhos brancos, águia grande e duas garças brancas.
Um tucunaré gigante na entrada da cidade de Babaçulândia é a principal obra do artesão no local, onde ainda podem ser encontrados a escultura de São José e os chuveiros da praia São José, na beira do rio.
Ainda podem ser vistas obras em destaque nas cidades de Miracema, Nova Rosalândia e Fortaleza do Tabocão.